Essa receita de Salmão Marinado Oriental tem muito a ver com amizade, pelo menos para mim. Ela foi retirada de um livro chamado “Cozinhando para Amigos”, que ganhei dos amigos queridos, Vieira e Débora, e a primeira vez que a fiz foi para os meus amigos, Ale, Carol e Enzo. Não por acaso, eu estava com eles no dia em que lancei o blog e essa seria a primeira receita publicada, não fosse a chuva e o caos que se seguiu àquele dia. Sem energia elétrica não conseguimos tirar uma boa foto, que pena rs. Mas eu fiz o salmão e jantamos juntos, isso é o que importa. E ficou uma delícia!
Antes da receita, quero falar da parte da amizade. Aquela amizade sincera, disponível, fácil e que não mede esforços para ajudar ou simplesmente para ficar junto. Amizade que se expande: éramos eu e Carol, trabalhando juntas, há 6 anos. Hoje somos, eu, Carol, Julio, Ale, Enzo, se bobear entram também os irmãos, cunhados e primos. Bom, sem falar que sem eles provavelmente o blog ainda não existiria, pois eu precisava de muito apoio técnico e moral rs. Antes mesmo de sair do meu antigo trabalho, quando este blog era apenas uma ideia na minha cabeça, eles me incentivaram e me deram o caminho das pedras! Por isso o blog, essa receita e essa amizade são tão importantes e cheios de significados! O maior deles, com certeza, é o carinho com que fazemos cada receita e contamos cada história, que geralmente envolve um momento em que recebemos ou fomos recebidas por alguém e o laço que criamos com essas pessoas.
Obrigada Ale e Carol! Como diria Renato Teixeira, a amizade de vocês é “sincera, é um santo remédio, um abrigo seguro”.
Sobre a receita de Salmão Marinado: aos “adoradores” do salmão, essa é uma forma bem diferente de prepará-lo. O sabor é bem oriental e marcante, com o shoyu e o gengibre presentes, a carne do peixe fica cozida, porém úmida, e a pele crocante. Talvez você tenha um pouco de dificuldade para encontrar o saquê mirin, que é utilizado na marinada, por ele não ser um ingrediente comum. Eu o encontrei em uma loja do bairro de Pinheiros, que é típica de produtos japoneses, se chama Gaivota. No bairro da Liberdade também deve ser mais fácil de encontrar. Não desista! E lembre-se que o vinagre e os demais ingredientes da marinada já cozinham um pouco a carne do peixe, por isso não é necessário deixar-lo muito tempo no forno. Outros receitas com peixe aqui.
Salmão Marinado Oriental
Ingredientes
- 2 dentes de alho espremidos
- ½ colher de sopa de gengibre ralado
- 1½ xícara (chá) de shoyu
- ¼ xícara (chá) de saquê mirin (licoroso)
- ¼ xícara (chá) de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou mel
- 1 kg de filé de salmão bem limpo com a pele e sem espinhas
- 1 colher de chá de amido de milho
- ¼ xícara (chá) de água
- Azeite de oliva
Modo de Preparo
- Num refratário médio, misture o alho, o gengibre, o shoyu, o saquê, o vinagre de arroz e o açúcar mascavo.
- Junte o salmão, vire para que fique bem besuntado com a marinada, cubra com plástico filme e leve a geladeira por pelo menos 3 horas, ou por até 1 noite, virando na metade do tempo.
- Aqueça o forno a 220ºC (alto) por 10 minutos, regue o fundo de uma assadeira com azeite e transfira a marinada do salmão para uma panelinha (coando).
- Segue o peixe com papel absorvente, coloque na assadeira com a pele para baixo e leve diretamente ao forno para dourar primeiro de um lado e depois do outro (vire quando as bordas estiverem tostadinhas).
- Leve o salmão ao forno por uns 15 minutos, apenas o suficiente para terminar de dourar por fora e deixar o filé macio e rosado no centro.
- Enquanto isso, aqueça a marinada, deixe ferver por 5 minutos, junte a maisena dissolvida na água e mexa até ferver de novo e engrossar.
- Com uma espátula, transfira o salmão para uma travessa (com a pele para baixo) e sirva com o molho ao redor.
Livro: Cozinhando para Amigos
Autora: Heloísa Bacelar
Que delícia!
Beijos
Jú