Comecei a cozinhar pra valer mesmo em 2011, ano que casei. Porém um pouco antes, quando ainda estava procurando apartamento, já sabia que queria uma cozinha tipo americana, afinal, cozinhar e conversar ao mesmo tempo era essencial (ainda mais para uma tagarela como eu)! Ainda mais quando se vai fazer uma comida que exige mais dedicação e precisa ser feita na hora, como esse risoto de abobrinha com gorgonzola.
Com a cozinha americana providenciada, o que eu precisava mesmo era de boas receitas para começar! Queria aprender a fazer uma comidinha bem boa, fosse para mim, para o maridão ou para quem viesse nos visitar na casa nova! Até esse momento eu sabia fazer alguns doces, estrogonofe e comida mexicana. Aí que entra minha mana para salvar a pátria!
Foi a Má que me passou essa receita, ela me falava: “Vai, mexe! Fogo alto e não pode parar de mexer!”. Esse risoto de abobrinha é muito especial, o sabor do gorgonzola combina muito com a abobrinha! Fica delicioso! Para acompanhar, não precisa de nada muito elaborado. Um filézinho de frango já está ótimo! Procure usar o tipo de arroz correto: o carnaroli é um tipo italiano próprio para risotos e fica perfeito (veja outras receitas de risoto aqui). Segue a receita:
Risoto de Abobrinha com Gorgonzola
Ingredientes
- 1 xícara (chá) chá de arroz carnaroli
- 1 cebola pequena picada em cubinhos
- 1,5 litros 5L de caldo de frango ou de legumes (prefira sempre o caldo caseiro)*
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 colher de sopa sopa de manteiga
- ½ abobrinha média picada em cubos pequenos 1 cm
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara (chá) de queijo gorgonzola picado em cubos
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Coloque o caldo para aquecer em uma panela. Quando ferver, abaixe o fogo.
- Coloque o azeite em uma frigideira grande e doure os cubos de abobrinha por 10 minutos (eu gosto delas bem douradinhas). Retire da frigideira, tempere com um pouco de sal e reserve.
- Na mesma frigideira, adicione a manteiga. Quando derreter, adicione a cebola e mexa até que os pedacinhos fiquem transparentes.
- Em seguida acrescente o arroz (sem lavar!) e mexa bem, até que todos os grãos estejam bem envolvidos pela manteiga (em torno de uns 2 minutos).
- Adicione o vinho e mexa bem, até todo o vinho evaporar.
- Com o fogo alto, adicione uma concha do caldo quente e mexa constantemente. Quando evaporar adicione outra concha, continue mexendo e repetindo essa operação por mais ou menos 15 minutos.
- Adicione ao arroz: os cubos de abobrinha, o queijo parmesão e o gorgonzola e misture bem.
- Prove o sal e acerte; acrescente a pimenta do reino, a gosto.
- Prove o ponto do arroz: ele deve estar cozido, mas não totalmente mole (al dente). Não seque completamente o risoto, se necessário adicione um pouco mais de caldo para terminar de cozinhar e para que ele não perca a cremosidade.
- Coloque no prato enquanto estiver quente, coloque parmesão ralado e bom apetite!
Observações
Uma dica para não perder o ponto dos grãos enquanto prepara outros alimentos é desligar o fogo do risoto um pouco antes do caldo acabar e quando os grãos ainda estiverem meio crus. Adiante os demais itens da sua refeição e volte para o risoto quando você tiver tempo de ficar mexendo o tempo inteiro. Assim você terá um risoto quentinho e no ponto!
Espero que gostem!!
Beijos
Jú
Sisters,
Fiz o risoto ontem!
Eu gostei tanto que planejei fazer hoje de novo, mas… o Julio atacou a geladeira de madrugada e la se foi meu gorgonzola 🙁
Receita aprovadissima!
Bjs
Carol
Que bom que gostou Carol!! =)
Sisters,
Fiz essa receita mais 3x, realmente adorei!
Num desses dias, meu tio-avo de 85 anos experimentou.
Ele perguntou o que era e eu expliquei. Ele sorriu satisfeito e falou que iria viver pelo menos mais tres anos.
Nao entendi nada! Ele falou que os japoneses dizem que se vc experimenta algo pela primeira vez, prolonga sua vida por mais tres anos.
Falei pra ele que daqui tres anos faco outra receita nova para ele, assim continuaremos a prolongar sua vida 😜
Bjs,
Carol
Que linda história Carol!! Que bom que vcs gostaram!! 😊😘
Amei o site, estão de parabens!
Obrigada Aurea! 🙂
[…] a super ajuda e inspiração da minha irmã com a parte da cozinha (aprendi nessa época a fazer o Risoto de Abobrinha e Gorgonzola), comprei livros de culinária e pesquisei muito na internet a fora… depois que ganhei um […]