Foi só recentemente que minha mãe começou a fazer essa quirera com carne de porco defumada aqui em casa e nossa, foi só sucesso! Eu já havia comido no curso de culinária a quirera com costelinha de porco normal e gostei bastante, mas a mãe tem um tempero e um modo de fazer a comida que deixa tudo com um gosto muito especial! Estou aprendendo cada dia mais com ela e esse jeito caboclo de cozinhar.
Primeiro que ela inventou essa história de defumar a carne do porco em casa, em uma “churrasqueirinha” com tampa que eu dei de presente de aniversário para o Ju há alguns anos. Toda vez que vamos defumar a carne para esta receita a mãe diz: “não queria morrer sem ter um defumador de carne de verdade” rs… depois, ela incluiu o joelho de porco na receita, pois aqui na cidade é fácil de encontra-lo a venda, razoavelmente magro e muito fresco. Por fim ela colocou seu mix de temperos tradicional: cebola, alho, tomate e pimentão, que para mim é uma combinação simples e deliciosa.
Se você não conseguir defumar a carne de porco em casa pode comprar já defumada, na mesma sessão do mercado onde vendem os ingredientes para feijoada, ou ainda fazer a receita com a carne sem defumar, pois o bacon e a linguiça já darão um gosto muito bom e levemente defumado ao prato. Se não encontrar o joelho de porco, nem fresco, nem defumado, pode fazer apenas com a costelinha, também fica ótima. Apenas faça essa receita, pois vai se surpreender com o sabor!
Veja outras receitas da minha mãe clicando aqui.
Quirera com Carne de Porco Defumada
Ingredientes
- 500 g carne de porco em pedaços médios defumada gosto de usar costelinha e joelho de porco, defumo em casa mesmo
- 200 g de linguiça portuguesa em cubinhos
- 100 g de bacon em cubinhos
- 2 xícaras (chá) de quirera de milho (canjiquinha)
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picadinhos
- ¼ de pimentão vermelho picado
- 1 tomate picado
- 1 folha de louro
- ½ colher de chá de páprica defumada
- 1 colher de chá de pimenta calabresa
- ½ maço de cheiro verde picado
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Lave a quirera de milho, escorra e reserve.
- Aqueça uma panela grande e comece refogando o bacon, em fogo alto. Em seguida, junte a carne de porco e mexa até dourar bem e por último junte a linguiça portuguesa.
- Acrescente a cebola, o alho, o pimentão e o tomate e misture bem por alguns minutos. Junte a folha de louro e a páprica defumada, cubra com água e deixe cozinhar por 10 minutos tampada e com o fogo baixo.
- Passado o tempo junte a quirera, misture bem, mantenha o fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que esteja amolecida. Se necessário junte um pouco mais de água quente, depende do seu gosto (mais sequinha ou mais cremosa).
- Prove e acerte o sal (lembre-se que a linguiça e o bacon já são bem salgados). Junte a pimenta do reino, a pimenta calabresa e o cheiro verde, misture bem e se já estiver no ponto desligue o fogo. Está pronta!
Bom apetite!
Beijos,
Jú
*Receita publicada na edição Abr/2019 da Revista AMAIS
Hummm… gostei muito da sua sugestão!
Chef em Casa Receitas
http://www.chefemcasablog.wordpress.com
Obrigada!! 🙂
[…] FONTES: ACidadeON, O que vai ter na janta […]
Obrigada por colocar a referência da receita! 🙂
Receita maravilhosa. Muito boa mesmo!!!
Obrigada Viviane! Fico feliz que gostou! 🙂
Que maravilha hein! Parabéns!
pode ser feita com outra carne sem ser a de porco ?
Pode sim, com músculo bovino ou até frango ou cordeiro 😉