Pudim de Tapioca – Assuntos acumulados

Eu aprendi essa receita de pudim de tapioca no curso de “Formação Básica de Gastronomia” que eu fiz em 2017 no Senac. Já havia comido esse pudim em alguns lugares, mas eu definitivamente amei essa receita, acho ela perfeita! Não é a toa que naquela época eu a repeti diversas vezes em casa, pois minha mãe e a Má gostaram muito também!

Na época que eu aprendi a fazer esse pudim de tapioca a minha irmã ainda estava morando no Rio de Janeiro. Não lembro bem se a primeira vez que eu fiz esse pudim para ela foi aqui ou lá, mas sei que ela amou tanto que passou a fazer um estoque de tapioca granulada em casa e sempre pedia que eu o fizesse quando ia visitá-la. Mas não foram poucas as vezes que não deu tempo de fazer…

“Como assim não deu tempo?” – você deve estar se perguntando. É que eu e a Má temos uma relação muito próxima e mesmo nos falando constantemente por mensagem ou telefone nós tínhamos (temos) um problema chamado “assunto acumulado”. Depois de semanas, ou meses, sem nos ver nós tínhamos tanta coisa para contar, os detalhes dos acontecimentos, que por diversas vezes nos perdíamos nas conversas, indo e voltando nos assuntos e de repente “ah! – esqueci de contar tal coisa”, corta o assunto novamente, e fala, fala, fala… até a boca ficar seca e a garganta doer, e perder o horário da janta, indo dormir tarde no dia que eu chegava lá, pensando em tudo em que ainda faltava contar. Na hora de ir embora ainda ficava a sensação que tinha faltado contar alguma coisa… rs… que coisa né?

Sei que os meses (dois anos e meio, na verdade) se passaram e minha irmã está de volta à São Paulo. E o problema do “assunto acumulado”, acabou? Obviamente que não!! kkkk… Fiquei pensando nisso ontem, enquanto fazia esse pudim e planejava de encontrá-la hoje. Agora moramos ainda mais perto, nem precisamos de muita organização para nos encontrar, então combinamos e eu trouxe o pudim para ela, que ficou muito feliz! Engatamos na conversa e nos perdemos nas colheradas de pudim novamente… e que seja sempre assim! Te amo mana!

Para outras receitas de sobremesa clique aqui.

Pudim de Tapioca

Júlia
Categoria Ano novo, Assado, Caseira, Dia das mães, Doces, Média, Para dias de calor, Revista AMAIS, Sobremesa
1 hour 40 minutes
Tempo de preparo2 hours
Total 3 hours 40 minutes
Porções 8 porções

Ingredientes
 

Para o Pudim

  • 350 ml de leite integral
  • 70 g de tapioca granulada
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 ml de leite de coco
  • 100 g de coco fresco ralado
  • 3 ovos
  • 20 g de manteiga sem sal derretida

Para o caramelo

  • 150 g de açúcar refinado
  • 50 ml de água

Modo de Preparo
 

  • Coloque a tapioca granulada em uma vasilha grande, aqueça o leite e despeje sobre a tapioca, misturando bem. Deixe repousando por 30 minutos.
  • Enquanto isso, faça o caramelo: coloque a água em uma panela e no centro despeje o açúcar. Misture delicadamente para que a laterais não sujem.
  • Leve ao fogo baixo e não mexa até que o caramelo chegue na coloração desejada, fique de olho o tempo todo pois é rápido.
  • Retire do fogo e com CUIDADO despeje um pouco de água, para que o caramelo pare de escurecer e se forme uma calda mais líquida. Deixe evaporar um pouco para que o caramelo chegue na consistência de mel. Coloque na forma de pudim e leve ao freezer para que endureça, enquanto isso prepare o pudim.
  • Acrescente os demais ingredientes à tapioca e misture bem com um batedor. Coloque na forma de pudim pré-preparada.
  • Asse em banho-maria, em forno pré-aquecido a 170º C até firmar (mais ou menos 1 hora).
  • Deixe esfriar e leve para geladeira por pelo menos 2 horas antes de desenformar.
tagscoco, pudim, tapioca

Essa sobremesa é maravilhosa! Espero que gostem e dividam com quem vocês amam e se percam na conversa!

Beijos,

*Receita publicada na edição Abr/2019 da Revista AMAIS

Gostou da receita? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários