A receita de hoje é de pirão de peixe mas, como diria o Julio, pode ser pirão do que você quiser rsrs… a verdade é que com um bom caldo e uma boa farinha de mandioca (ou farinha de milho) você pode fazer um ótimo pirão de quase tudo (vide a receita de Costela com Pirão de Farinha de Milho, a mais acessada aqui do blog). Pode fazer pirão de caldo de camarão, de peixe, de carne, de frango! Dessa vez fiz com o Robalo, que é um peixe menos gorduroso, dentre os mais indicados para caldos. Os menos indicados são o salmão e o atum, entre outros peixes mais gordurosos e com sabor mais acentuado.
Não poderia deixar de falar do Julio neste post, meu marido é o maior apreciador de pirão da face da terra. Eu sempre gostei de pirão, pois lembro das moquecas de cação que minha mãe sempre fez em casa (receitas de moqueca) e que sempre eram acompanhadas de um pirão fervente e maravilhoso, mas gostar como o Julio eu nunca vi. Sempre que sobra um caldinho saboroso de alguma preparação lá vai ele juntar farinha e fazer aquela mistura, que geralmente ele come sozinha mesmo. E se acaba…
Bom, não é sempre que temos peixe aqui em casa, por isso aproveito as idas a São Paulo e tento dar uma passadinha no Ceasa para comprar peixes mais frescos! Fazia tempo que queria colocar essa receita aqui e aproveitei para fazer o fumê (caldo de peixe) que aprendi no curso de culinária em casa pela primeira vez (fica maravilhoso, por sinal). Ele é uma ótima base para sopas e outras preparações com peixe e frutos do mar, para cozinhar a paella e até para dar um tchan no arroz comum! Ah, outra dica é na hora de acrescentar a farinha ao caldo. Você tem que despejar como se fosse uma chuva fina, bem devagar mesmo, para não empelotar!! Ah, e se quiser mais sabor pode retirar as carnes das aparas de peixe e misturar ao pirão também, fica mais saboroso ainda! Espero que gostem da receita!
Outras receitas com peixe aqui.
Pirão de Peixe
Ingredientes
- 1 cabeça e aparas de peixe
- 2 litros de água
- 1 cebola em pedaços grandes
- 1 cenoura com casca em pedaços grandes
- 2 talos de salsão picados
- 1 folha de louro
- 3 grãos de pimenta do reino branca
- 1 dente de alho
- 1 tomates em cubinhos
- ¼ de pimentão vermelho em cubinhos
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
- 100 ml de leite de coco 1/2 vidro
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Primeiro faça o caldo de peixe. Em uma panela grande coloque a água, a cabeça e aparas de peixe, a cebola, a cenoura, o salsão, o louro, a pimenta em grãos e o dente de alho sem casca. Assim que ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos (não mais do que isso, pois pode ficar amargo). Coe e reserve.
- Na panela limpa aqueça o azeite de dendê e doure o tomate e o pimentão em fogo baixo, até que estejam desmanchando.
- Devolva o caldo coado para a panela, junte o leite de coco e comece a derramar a farinha de mandioca bem devagar, sempre mexendo para não empelotar, até ferver e engrossar. Acerte o sal e sirva a seguir.
Bom apetite!
Beijos,
Jú
Esta receita foi indicada na campanha de Páscoa da editora de recursos educativos Twinkl.
[…] Esta é uma versão mais completa que basta um peixe frito com arroz e salada para acompanhar. A receita é compartilhada do O Que Vai ter na Janta? […]
Obrigada por compartilhar! =D
[…] Esta es una versión más completa que solo necesita un pescado frito con arroz y ensalada como acompañamiento. La receta se comparte en O Que Vai ter na Janta? […]