“Você já foi a Bahia, nêga? Não? Então vá!”… Já dizia a música de Dorival Caymmi! E ela é pura verdade, a Bahia é espetacular. Já falei aqui do meu apreço pela Bahia, pelos seus aromas e sabores (Bobó de Camarão). Mas não falei como adoro a sua paz, suas paisagens, suas praias, sua gente e de suas músicas, de Caetano Veloso a Ivete Sangalo. Já fui a Bahia 4 vezes e estou planejando a 5ª (!!!). Já fiz tranças no Pelourinho, vi as fitinhas no Senhor do Bonfim, conheci o Mercado Modelo, a lagoa do Abaeté, o Farol da Barra, a praia de Itapuã, a Baía de Todos Os Santos, Praia do Forte, os coqueiros de Mangue Seco e Porto Seguro também! E claro, comi muita moqueca baiana! É muito amô! <3
Em casa, além da música, nunca falta leite de coco e azeite de dendê. Só que aquela embalagem em formato de garrafinha com tampa de metal já causou alguns problemas por aqui rsrs… Outro dia o Ju derrubou o azeite dentro do armário, e foi uma lambança daquelas kkkkk. Eu também acabei derrubando um outro dia, e aquilo parece que gruda na alma, ô coisa danada! Nunca vi uma gordura tão poderosa! Mas nada como uma nova tampa e um local de armazenamento mais seguro para ficar tudo sob controle!
Para a minha sorte, o meu marido, neto de baianos, pegou o jeito e aprendeu a fazer uma moqueca baiana muitooooo boa! Essa moqueca baiana do Ju é prática e mais rapidinha que o normal, sem panela de barro e etc, mas fica uma delícia, muito boa para fazer na janta durante a semana, ainda mais com esse friozinho! Dá pra matar as saudades dessa terra maravilhosa, enquanto não a visitamos de novo. Bote a sua melhor playlist de música baiana e mãos a obra! Axé!
Moqueca Baiana do Ju
Ingredientes
- 700 g de filés de Saint Peter
- 200 g de camarões médios frescos ou congelados
- 5 tomates cortados em rodelas
- ¼ de pimentão vermelho sem sementes em rodelas
- ¼ de pimentão verde sem sementes em rodelas
- ¼ de pimentão amarelo sem sementes em rodelas
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 2 dentes de alho amassados
- Suco de 1 limão
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- 400 ml de leite de coco 2 vidros
- 1 xícara (chá) de cheiro verde picado (salsinha, cebolinha e coentro)
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Tempere o peixe com o alho espremido.
- Em uma panela grande, monte moqueca: primeiro use 1/3 dos legumes fatiados, em seguida metade dos filés de peixe, metade dos camarões e um pouco de sal, depois mais 1/3 dos legumes, a outra metade do peixe e dos camarões, finalizando com o restante dos legumes. Tempere com um pouco mais de sal, a pimenta do reino e o suco de limão. Por último coloque as colheres de azeite de dendê e o leite de coco. Leve ao fogo médio, tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Não mexa!!!!
- Depois desse tempo, experimente o caldo e acerte o sal, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Se estiver com muito caldo você pode: deixar destampado pelo tempo restante, para que o caldo evapore um pouco ou separar parte do caldo para fazer um pirão com farinha de mandioca.
- Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picado. Deixe descansar por 5 minutos e sirva!
Com um arroz branco, bem fresquinho, fica maravilhoso com a moqueca baiana do Ju! Coloque a pimenta e bom apetite!
Não sou da Bahia, mas bem que poderia ser! Pois “tudo na Bahia faz a gente querer bem, a Bahia tem um jeito, que nenhuma terra tem!”
Beijos
Jú