Depois de uma sessão “turistada” pelo centro do Rio de Janeiro para visitar o Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico e Confeitaria Colombo e experimentando a sensação térmica de 47°C, voltamos para casa afins de descansar e curtir o fim da tarde. Antes, passamos no Mercado do Produtor da Barra, uma espécie de Perequê do Rio de Janeiro, e compramos um belíssimo robalo fresco e um quilo de camarão. E aí, o que fazer? Fomos pensar na piscina… e saímos com a ideia para esses maravilhosos Molhos Rosê, Aioli e Ponzu.
Logo após o pôr-do-sol, o menino começou a se queixar de dores no ouvido. Já sabíamos que era aquela famosa otite anual, que sempre vem nos visitar nessa época e enquanto fomos medicar o Pequeno, a Júlia, a Carol (do bolo de banana), os Júlios (o japonês e o cunhado), a Memé e o Lupa se encarregaram da janta! Aproveitamos os dotes culinários diversos dos que estavam presentes e assim tivemos sashimi e molhos variados para comer com os camarões, como se fosse um coquetel de camarão reinventado. Aproveitamos também que no meu aniversário do ano passado minha irmã me deu uma tábua de pedra de sal do Himalaia, maciça, de 20 por 15 centímetros. Até então, sabíamos que ela deveria ser utilizada para servir alimentos, fossem gelados ou quentes, e a sua inauguração pedia um evento especial. O dia do evento chegou. Colocamos a tábua no congelador (pois ela ajuda a manter o peixe gelado) e sobre ela colocamos o sashimi! E quem se importa com 4 tentativas para fazer o Aioli? Quem? Ninguém, pois no fim, ele ficou delicioso, né Lupa?
Comemos sentados no chão da sala, em volta da mesa de centro, sem nenhuma frescura e nos deliciando com essas iguarias simples e muito saborosas.
O que se seguiu a refeição foram horas de muita diversão regadas a vinho, cerveja, desafios musicais e de dança, com performances de fazer inveja ao Gera Samba (sim, sou do tempo do Gera Samba e não do é o Tchan) tudo isso com a desculpa de esperar a ultima caravana vinda de SP chegar. Isso aconteceu as 03:00 hs.
Definitivamente, o melhor tempero nessa noite foi a companhia dos amigos.
Aos meninos, o nosso agradecimento especial, pois foi uma noite memorável!
Ps.: A pedra de sal, salga. O peixe em contato com ela fica levemente temperado e por isso o ponzu combina tão bem.
Molho Rosê
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de maionese
- 1 colheres de sopa de catchup.
- ½ colheres de sopa de mostarda.
- ½ limão espremido
Modo de Preparo
- Misture tudo e prove.
- Acerte com o que estiver faltando.
Observações
Aioli
Ingredientes
- 2 gemas
- 2 a 3 dentes de alho
- 200 ml de azeite de oliva aproximadamente
- 1 colher de chá de suco de limão
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Coloque a gemas em uma vasilha média e misture o alho, o sal, a pimenta do reino. Acrescente um fio de azeite e misture delicadamente.
- Em seguida, utilizando um batedor de arame (ou no liquidificador, ou mixer), comece a bater a mistura e ao mesmo tempo acrescente o restante do azeite em um fio continuo. Não precisa bater muito forte, mas sim de forma continua, até que o molho esteja consistente. Esse processo demorará em torno de 8 minutos.
- Por último, acrescente o suco de limão e misture.
- Se talhar, bata de novo que ele volta ao normal.
- Pode ser que ele não fique tão firme como uma maionese ou ainda, que não misture e emulsione, pois isso tem relação com a quantidade de gordura da gema, a quantia certa de líquidos para emulsificar…etc. Então, seja teimoso. Se não der certo, tenta de novo. Uma hora sai. E mesmo se ficar pouco cremoso, vai ficar bom, mesmo que não fique lindo.
Molho Ponzu
Ingredientes
- 1 limão taiti suco
- 50 ml de vinagre de arroz se não tiver, pode ser o normal
- 50 ml de água
- 25 ml de sakê de beber
- 25 ml de sakê mirin sakê culinário
- 2 colheres de sopa generosas de shoyu
- 1 colheres de chá de óleo de gergelim
- ½ xícara de chá de suco de laranja fresco, coado
- Cebolinha picada bem fina, a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panelinha, coloque todos os ingredientes e deixe apurar, fervendo por mais ou menos 2 minutos até reduzir um pouco e caramelizar;
- Depois de frio, pode ser na geladeira para acelerar, junte a cebolinha e sirva.
Beijos,
Má
Nota da Júlia: Nos dias seguintes, aquelas que ficaram imitando a Carla Peres e Débora Brasil naquela madrugada tiveram muito torcicolo! Nunca serão!
[…] muito churrasco durante o dia, macarronada do Júlio, Pirão do outro Júlio, Iguarias orientais (receita aqui), Costelinhas assadas (receita aqui) Peru e Peixes. Resolvemos retomar algumas tradições e […]
[…] muito churrasco durante o dia, macarronada do Júlio, Pirão do outro Júlio, Iguarias orientais (receita aqui), Costelinhas assadas (receita aqui), Peru e Peixes. Resolvemos retomar algumas tradições e […]