Em abril e maio de 2018 eu, o Ju (meu marido) e os pais dele fizemos uma viagem de 25 dias pela Europa, passando por alguns países diferentes. Mas o “país” que eu mais gostei mesmo foi a Sicília, aquela ilha lá na ponta da bota na Itália! E foi lá, numa cidade chamada Catânia, que eu comi uma massa com molho de tomate, atum, hortelã e passas que inspirou a receita que eu fiz hoje e que venho dividir agora com vocês. É uma receita bem simples na verdade, mas muito gostosa. Mas antes quero contar um pouquinho sobre o meu encantamento com a Sicília…

Era dia 3 de maio quando saímos de Budapeste, na Hungria, em direção ao extremo sul da Itália, a ilha da Sicília. Já estávamos à mais de 10 dias viajando, já perdi as contas do voos que fizemos, mas lógico que tinha que ter emoção né? Ao se aproximar do destino, a cidade chamada Catânia, caia uma baita chuva… o avião deu algumas voltas e iniciou o procedimento de pouso, a sensação foi muito similar ao pouso no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Era noite e estava muito escuro, mas era possível ver o mar abaixo do avião, mas nada de aeroporto. Que aflição!!! Estava uma ventania também, então imaginem? Mas finalmente pousamos e como em todos os voos em ares italianos, foi aquela festa! Ufa, finalmente terras sicilianas…

Pegamos um uber e fomos para o air b&b que havíamos reservado, o dono estaria nos esperando. O lugar era um pouco deserto e a frente da casa um pouco velha e mal cuidada, mas quando passamos pelo portão parecia outro mundo. Tudo reformado, bonitinho e aconchegante. Subimos uma escada e entramos em nosso apartamento por um porta grossa e baixa. Era uma gracinha, com cozinha, um pequeno quintal, uma sala grande e 2 quartos aconchegantes! Pensamos em sair para jantar, chegamos a descer a rua mas estava tudo muito escuro e achamos melhor voltar e conhecer a região na manhã seguinte. Era preciso descansar também. O melhor estava por vir…

Na manhã seguinte aconteceu o que eu chamaria de ápice da viagem, pelo menos para mim. Quem me acompanha sabe que eu sou doida por um mercado municipal, mercado normal e feiras livres. Agora imagina tudo isso, junto e misturado? No quarteirão abaixo de onde ficamos hospedados acontecia todos os dias uma feira de rua enorme, que era na verdade o mercado municipal da Catania. Os comerciantes até tinham loja, mas todos colocavam suas barracas na rua para vender, fazendo então um enorme comercio de rua, que se recolhia a noite, dando lugar às cantinas e restaurante. E havia de tudo… a começar por alcachofras na churrasqueira, vendedores de buquês de manjericão, cestas de limões sicilianos, frutos do mar frescos, amêndoas e pistaches, aliche, queijos, frios, frutas, legumes, açougues, flores e tudo mais que você puder imaginar. Olha, posso até tentar, mas não vou conseguir descrever qual foi a sensação de passear pelas barracas, entre as ruas cheias de gente, a maioria locais, ouvindo aquela língua e vendo naquela gente muito mais que um clichê de novela italiana da oito… eu via nos rostos dos homens e mulheres, italianos do sul, morenos, de cabelos escuros, narizes protuberante, meus amigos descendentes de italianos daqui de São Paulo, era quase familiar. E havia uma alegria, uma dança quase, de aromas, sabores, de gente, sorrisos e palavras lindas, sorrisos e um carisma conhecido. Fiquei em êxtase! Acho que não consigo descrever melhor que isso, vou tentar traduzir com as fotos que tirei!

Naquele dia jantamos na cantina MM, tomei um vinho branco da casa e comi uma massa que parecia lula, com esse molho delicioso. Foram dias inesquecíveis… Segue a receita:

 

Molho de Tomate com Atum, Hortelã e Uvas Passas

Júlia
Categoria Cozido, Dia das mães, Dia dos namorados, Fácil, Para dias de calor, Páscoa, Prato Principal, Salgadas
tempo-de-cozimento30 minutes
Total 30 minutes
Porções 4

Ingredientes
 

  • 2 tomates italianos maduros ralados
  • ½ cebola comum ralada
  • 1 dente de alho espremido
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • xícara (chá) de passata de tomate
  • 1 lata de atum sólido
  • ¼ xícara (chá) de uvas passas brancas
  • 4 ramos de hortelã fresca
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Opcional: azeitonas verdes e raspas de limão

Modo de Preparo
 

  • Em uma panela média coloque o azeite, a cebola e o alho. Leve ao fogo médio e mexe até dourar ligeiramente.
  • Junte o tomate e mexe por mais alguns minutos, até derreter um pouco. Acrescente a passata e abaixe o fogo. Se achar que está muito grosso, acrescente um pouco de água filtrada.
  • Tempere com o sal, acrescente o açúcar e deixe cozinhar por 20 minutos com a tampa, mexa com a colher de vez em quando para não pegar no fundo.
  • Escorra o óleo do atum antes de leva-lo à panela, junto com as uvas passas. Mexe bem para misturar, prove o sal e ajuste se necessário. Tempere com a pimenta do reino e junte a hortelã e se quiser algumas azeitonas verdes fatiadas e raspas de limão.
tagsatum, do mar, hortelã, massa, molho, peixe, tomate

Para ver receitas de outros molhos de macarrão clique aqui.

Você pode comer este molho com macarrão tipo espaguete ou até com penne. É super fácil e fica muito refrescante, uma delicía! Abra uma garrafa de vinho branco e se imagine na Itália!

Bom apetite!

Beijos,

Obs: Seguem algumas fotos que tirei no mercado da Catânia.

Gostou da receita? Então compartilhe!

Nenhum comentário

  1. Hum…acho que vc comeu um prato diferente. Poderia pedir a receita…porque faltam todos os temperos (pinoli, salsinha, pão torrado) que fazem toda a diferencia. O Atum não é aquele enlatado mas é o fresco, e a cebola com o peixe, na Itália, não usamos.

    • Oi Carla!!! Ah sim, era com atum fresco com certeza! Esta receita é apenas uma inspiração, baseada neste que provei! Achei muito diferente a combinação de atum, uvas passas, molho de tomate e hortelã, mas sem dúvidas simplifiquei a receita para que ficasse mais acessível para quem mora no Brasil, mas pelo menos com o encanto dessa combinação principal que pude reconhecer. 🙂 Imagino que haja detalhes que não pude identificar na ocasião, que fizeram toda a diferença! Sonho em um dia voltar lá e quem sabe perguntar a receita por completo, é um lugar que vai ficar pra sempre marcado na minha memória! Obrigada pelo seu comentário, espero que esteja gostando do blog! Beijos, Jú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários