Maminha na Pressão com Cebola e suas variações

Perdi as contas de quantas vezes ensinei essa receita de Maminha na pressão com cebola a alguém, sério. Isso se dá por alguns motivos:

1) Quando você está afim de cozinhar, tendo experiência ou não, sempre gosta de pedir sugestões para outra pessoa. Eu recebi essa sugestão da minha mãe, que a viu em algum programa de TV;
2) Essa carne fica incrivelmente macia e saborosa. E aceita tantas variações quanto se é possível imaginar, muitas mesmo. Dá pra trocar de carne, colocar legumes, tomate. É bem versátil;

3) Ela é fácil demais! Só é necessário ter atenção com 2 coisas: quantidade de carne vs potencia do fogo. Vamos a receita:

 

Maminha na Pressão com Cebola

Mariana Soares
Categoria Caseira, Cozido, Dia das mães, Fácil, Prato Principal, Salgadas
45 minutes
Total 45 minutes
Porções 4 porções

Ingredientes
 

  • 1 kg de maminha (uma peça de aproximadamente 1 kg)
  • 4 cebolas
  • 1 cubo de caldo de carne

Modo de Preparo
 

  • Descasque a cebola e corte em rodelas grossas.
  • Coloque metade das cebolas no fundo de uma panela de pressão e coloque a carne por cima. Esfarele o caldo de carne por cima da peça e coloque o restante das cebolas. Ligue o fogo alto e deixe cozinhar por 30 minutos, depois de pegar pressão ou “fazer aquele barulhinho da casa da mãe” (não use a boca grande do seu fogão, a não ser que a potência do fogo seja fraca… eu sei como isso é chato).  Use o timer do celular para te ajudar a lembrar do tempo. (Muito cuidado para não deixar queimar, caso que pode acontecer se estiver com fogo muitíssimo alto ou por mais tempo que o recomendado).
  • Desligue o fogo e deixe a pressão sair.
  • Tire a carne inteira da panela e corte em fatias de 1 cm. Prove o molho. A cebola derreteu e sobrou um maravilhoso molho, cremoso e inacreditavelmente saboroso. Acerte o sal, se for necessário.
  • Aí começam as variações: se quiser jogar uma ervinha, fique à vontade. Duas colheres de mostarda, beleza. Ervilhas: vai fundo. Legumes pra cozinhar junto: não tenha medo.
  • Volte a carne cortada pra panela e deixe ferver no molho por 5 minutos e… PRONTO!
tagscarne, cebola, maminha, pressão

Mas, é só isso? É. Não precisa colocar água? Não. Ela cozinha na água da cebola e dela mesma. Por isso respeite a proporção se for aumentar a quantidade de carne. Já fiz 3 kg de uma vez e ficou ótimo.

E veja, eu não quero fazer juízos de valor aos caldos de carne em cubinhos, pois eles existem por algum motivo. Mas se você não quiser usar, tempere com sal e os temperos que usa normalmente.

Dá para fazer com outra carne? Dá. Acém, Peito, Paleta. Afinal os animais não são feitos somente de maminha e picanha. Fique de olho nos preços das carnes e se joga. (Mais receitas com carne aqui).

Sirva com arroz branco, salada, legumes. Até com macarrão eu já servi e deu certo. Com pão também vai muito bem.

Não se esqueça de contar como foi e perguntar, se você tiver alguma dúvida.

Um beijo e divirta-se!

Gostou da receita? Então compartilhe!
Júlia
Júlia
Artigos: 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários