A busca pelo iogurte grego mais grego do Brasil começou para mim logo depois da minha visita a Atenas. Eu já era obcecada por iogurtes, mas depois de conhecer o verdadeiro…ai ficou insuportável. O jeito foi aprender a fazer esse iogurte caseiro…
Foi então que encontrei pessoas tão obcecadas quanto eu, que transmitiram várias dicas e descobertas importantes, na tentativa de reproduzir aquela maravilha.
Contudo, depois de também conhecer a Grécia, a Júlia enamorou-se pelo mesmo assunto e acrescentou algumas nuances a esse veludo…A esse pedaço de nuvem branquinha e cremosa…
A Grécia é um enorme e maravilhoso clichê, daqueles bem óbvios. Tão óbvios que você quase não dá importância. Mas quando você a conhece… é difícil não se apaixonar. É quente, cheia de historia, hospitaleira, alegre, com sabores, sons e aromas que te lembram vagamente algumas coisas que você conhece. Isso porque uma boa parte do que somos hoje veio de lá. O mar é lindo, a comida é deliciosa e a historia é de encher os olhos… quero voltar lá um dia.
Bom, sobre o iogurte caseiro, alguns fatos precisam ser ditos.
O primeiro segredo é usar leite fresco, aquele que da teta da vaca não demorou mais do que alguns dias pra chegar até o mercado. Leite da Fazenda, Xando ou outros similares, fresco (DE CAIXINHA NÃO, DE JEITO NENHUM). Isso porque o processo de pasteurização mata o que é ruim e o que é bom também, incluindo aí aquele pessoal que faz o leite virar iogurte e queijo (IMPORTANTE E LAMENTÁVEL: MUDEI-ME PARA O RIO DE JANEIRO E NUNCA MAIS ENCONTREI LEITE FRESCO).
Outra coisa é que, como diz meu Tio Li, tem que colocar gordura….rs….o segredo é a “graxinha”. Ou seja, leite tipo A. Algumas receitas até acrescentam creme de leite fresco.
Mas por que colocar creme de leite fresco? Isso porque nosso leite Integral não vem com toda a gordura que deveria. Ele é “emagrecido” antes de ser comercializado e o iogurte grego vendido no supermercado é acrescido de amido (oi?) pra ficar cremoso. Logo, não existe iogurte grego light na Grécia. E nem aqui.
Pronto, considerações feitas, agora podemos começar:
Iogurte Caseiro
Ingredientes
- 1 litro de leite fresco tipo A
- 170 g de iogurte natural sem sabor 1 copo
Opcional:
- 1 fava de baunilha
- 250 ml de creme de leite fresco
Modo de Preparo
- Leve o leite ao fogo em uma panela e aqueça-o bem sem deixar ferver. Controle o fogo para que ele não fique tão forte e sugiro não sair de perto do fogão, mexendo o leite por aproximadamente 10 minutos. Isso serve pra evaporar um pouco da água e concentrar mais o leite.
- Transfira o leite para um refratário ou tigela de cerâmica e deixe esse leite esfriar até que você possa colocar o dedo dentro por 10 segundos sem se queimar. Se for usar o creme de leite fresco, essa é a hora de misturar.
- IMPORTANTE: o processo ocorre sem interferências quando utilizamos o vidro ou a cerâmica. Plásticos e metais nessa hora não ajudarão em nada.
- Quando seu termômetro/dedo indicar a temperatura correta (45º), acrescente o iogurte e misture com delicadeza incorporando-o totalmente ao leite.
- Tampe totalmente seu refratário com plástico filme (e tampa, se tiver) e envolva em um cobertor ou toalha. Para não ficar refém do clima da sua cidade, aqui sugiro colocar o recipiente agasalhado com cuidado em uma sacola térmica, uma caixa térmica, o forno micro-ondas, o forno do fogão (pode aquecer levemente se estiver muito frio) ou um lugar que seja bem abafado aí na sua casa.
- Deixe a magia acontecer por 8 horas, no mínimo, e … tadáh!!!!! Iogurte!!!
- Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira.
Observações
Consuma como preferir. Mel, açúcar, geleia, granola, frutas, prepare molho de saladas e aquele bolinho esperto. Veja algumas receita para fazer com esse maravilhoso iogurte caseiro aqui.
Divirta-se!
Um beijo,
Má
*Receita publicada na edição Out/2018 da Revista AMAIS
[…] sabores deliciosos e muita novidade. Lá conhecemos o verdadeiro iogurte grego que já falamos (aqui). Lá vivemos lembranças que eu desejo que nunca saiam da minha […]