Como diz minha irmã, lá vem mais um história com “eu nunca pensei que…” rs Mas eu realmente nunca na minha vida pensei que conheceria a Itália! Acho que nem ela! Mas no ano retrasado (2015) aproveitamos um bom momento e finalmente planejamos nossas loucuras! Ela em Maio, com a minha mãe (uma corintiana teimosa de 66 anos) e com o meu sobrinho Fê (um garotinho sapeca de um ano e meio)… Segundo elas mesmas, uma loucura mesmo, mas que valeu muito a pena… depois que a carnes do corpo pararam de tremer na chegada conturbada à Veneza kkkkk. Eu e o Julio fomos em setembro e fizemos um longo e cansativo percurso de Atenas até Veneza, mas que também não nos causou arrependimentos, mesmo com uma mala grande quebrando no primeiro dia de viagem (!!!). Afinal, todos nós fizemos o principal: comemos MUITO e voltamos inteiros! E de lá trouxemos a inspiração para essa receita de Fettuccine Alfredo!

A Itália tem de tudo, muita cultura, história, religião, belezas naturais, mas o melhor de tudo com certeza é a comida. E se nós já gostávamos dessa culinária antes de irmos pra lá, imagina agora. Ficamos insuportáveis!! Após a viagem da minha irmã e antes da minha, fomos até o recém-aberto Eataly aqui de São Paulo, onde encontramos uma boa farinha e um queijo especial, e com um instrumento para cortar macarrão caseiro vindo diretamente da Itália arriscamos nossa primeira massa caseira. Sucesso! E fizemos a receita de molho abaixo, que segundo a minha irmã se trata da original de Roma, pois não leva creme de leite nem leite! Bom, eu imagino que se você gosta de um bom macarrão fresco e de queijo, vai amar este Fettuccine Alfredo! É muito importante que a receita seja feita com uma massa caseira ou fresca, já tentei com outras massas secas e não funciona muito bem. Encontre uma boa na geladeira do mercado ou mercearia perto de você e experimente!

Veja outras receitas de molho para macarrão aqui.

Fettuccine Alfredo

Júlia
Categoria Acompanhamento, Ano novo, Cozido, Dia das mães, Dia dos namorados, Média, Revista AMAIS, Salgadas, Vegetarianas
20 minutes
Total 20 minutes
Porções 4 porções

Equipamentos

  • 1 frigideira grande

Ingredientes
 

  • 400 g de fettuccine fresco*
  • 750 ml de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 300 g de queijo parmesão de boa qualidade e ralado fino na hora (grana padano ou parmeggiano reggiano)
  • Noz moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
 

  • Encha uma chaleira com 750ml de água e coloque para ferver.
  • Coloque a água em frigideira grande, com tamanho suficiente para cobrir a massa de água e leve ao fogo com a massa e o sal.
  • Cozinhe o fettuccine por alguns minutos (se for fresco será por cerca de 3 minutos, senão siga as instruções da embalagem para deixar a massa al dente), pois você irá terminar de cozinha-la no próprio molho. Vamos cozinhar em pouca água mesmo, não estranhe, pois queremos concentrar o amido da massa, que é o que vai ajudar a engrossar o molho. Depois do tempo necessário, retire a massa da frigideira e deixe escorrendo em uma peneira ou escorredor de macarrão.
  • Na frigideira com o caldo do cozimento, com o fogo DESLIGADO, adicione a manteiga e metade do queijo ralado e misture bem até ficar homogêneo. A manteiga e o queijo devem derreter completamente.
  • Leve a panela ao fogo baixo, bem baixinho mesmo, misture o restante do queijo e misture bem até que todo o queijo esteja derretido. Se achar que ainda está muito grosso junte mais um pouco mais de água quente.
  • Experimente, acerte o sal do molho e tempere com pimenta do reino e noz moscada a gosto.
  • Se o macarrão da peneira estiver muito grudado, jogue um pouco de água quente sobre ele para soltar. Junte o macarrão a frigideira  do molho e misture bem! Sirva em seguida.

Observações

*Receita da massa 
 
tagsJulio, macarrão, massa, massa caseira, molho, queijo

*Receita revisada em junho/2022

Espero que gostem! Bom apetite!

Beijos

*Receita publicada na edição Mar/2019 da Revista AMAIS

Gostou da receita? Então compartilhe!

Nenhum comentário

  1. Nota da irmã: neste fim de semana enquanto eu me recuperava de uma Amidalite fulminante tive o prazer de desfrutar dessa maravilha. Nós já executamos essa receita algumas vezes, juntas ou separadas, em grandes e pequenas porções. E eu garanto, você nunca mais vai acreditar no Feticcine Alfredo que vier descrito no cardápio do restaurante…. Esse aqui é inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários