Como diz minha irmã, lá vem mais um história com “eu nunca pensei que…” rs Mas eu realmente nunca na minha vida pensei que conheceria a Itália! Acho que nem ela! Mas no ano retrasado (2015) aproveitamos um bom momento e finalmente planejamos nossas loucuras! Ela em Maio, com a minha mãe (uma corintiana teimosa de 66 anos) e com o meu sobrinho Fê (um garotinho sapeca de um ano e meio)… Segundo elas mesmas, uma loucura mesmo, mas que valeu muito a pena… depois que a carnes do corpo pararam de tremer na chegada conturbada à Veneza kkkkk. Eu e o Julio fomos em setembro e fizemos um longo e cansativo percurso de Atenas até Veneza, mas que também não nos causou arrependimentos, mesmo com uma mala grande quebrando no primeiro dia de viagem (!!!). Afinal, todos nós fizemos o principal: comemos MUITO e voltamos inteiros! E de lá trouxemos a inspiração para essa receita de Fettuccine Alfredo!
A Itália tem de tudo, muita cultura, história, religião, belezas naturais, mas o melhor de tudo com certeza é a comida. E se nós já gostávamos dessa culinária antes de irmos pra lá, imagina agora. Ficamos insuportáveis!! Após a viagem da minha irmã e antes da minha, fomos até o recém-aberto Eataly aqui de São Paulo, onde encontramos uma boa farinha e um queijo especial, e com um instrumento para cortar macarrão caseiro vindo diretamente da Itália arriscamos nossa primeira massa caseira. Sucesso! E fizemos a receita de molho abaixo, que segundo a minha irmã se trata da original de Roma, pois não leva creme de leite nem leite! Bom, eu imagino que se você gosta de um bom macarrão fresco e de queijo, vai amar este Fettuccine Alfredo! É muito importante que a receita seja feita com uma massa caseira ou fresca, já tentei com outras massas secas e não funciona muito bem. Encontre uma boa na geladeira do mercado ou mercearia perto de você e experimente!
Veja outras receitas de molho para macarrão aqui.
Fettuccine Alfredo
Equipamentos
- 1 frigideira grande
Ingredientes
- 400 g de fettuccine fresco*
- 750 ml de água
- 1 colher de chá de sal
- 50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 300 g de queijo parmesão de boa qualidade e ralado fino na hora (grana padano ou parmeggiano reggiano)
- Noz moscada e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Encha uma chaleira com 750ml de água e coloque para ferver.
- Coloque a água em frigideira grande, com tamanho suficiente para cobrir a massa de água e leve ao fogo com a massa e o sal.
- Cozinhe o fettuccine por alguns minutos (se for fresco será por cerca de 3 minutos, senão siga as instruções da embalagem para deixar a massa al dente), pois você irá terminar de cozinha-la no próprio molho. Vamos cozinhar em pouca água mesmo, não estranhe, pois queremos concentrar o amido da massa, que é o que vai ajudar a engrossar o molho. Depois do tempo necessário, retire a massa da frigideira e deixe escorrendo em uma peneira ou escorredor de macarrão.
- Na frigideira com o caldo do cozimento, com o fogo DESLIGADO, adicione a manteiga e metade do queijo ralado e misture bem até ficar homogêneo. A manteiga e o queijo devem derreter completamente.
- Leve a panela ao fogo baixo, bem baixinho mesmo, misture o restante do queijo e misture bem até que todo o queijo esteja derretido. Se achar que ainda está muito grosso junte mais um pouco mais de água quente.
- Experimente, acerte o sal do molho e tempere com pimenta do reino e noz moscada a gosto.
- Se o macarrão da peneira estiver muito grudado, jogue um pouco de água quente sobre ele para soltar. Junte o macarrão a frigideira do molho e misture bem! Sirva em seguida.
Observações
*Receita revisada em junho/2022
Espero que gostem! Bom apetite!
Beijos
Jú
*Receita publicada na edição Mar/2019 da Revista AMAIS
Nota da irmã: neste fim de semana enquanto eu me recuperava de uma Amidalite fulminante tive o prazer de desfrutar dessa maravilha. Nós já executamos essa receita algumas vezes, juntas ou separadas, em grandes e pequenas porções. E eu garanto, você nunca mais vai acreditar no Feticcine Alfredo que vier descrito no cardápio do restaurante…. Esse aqui é inesquecível!