Estamos de volta, dessa vez para contar sobre a nossa passagem por Bruxelas e Bruges, na Bélgica, de onde trouxemos a inspiração para essa receita de ensopadinho de carne e cerveja belga!
Depois dos dias em Londres, pegamos um trem e chegamos (em apenas 2 horas!!) à Bruxelas, nossa morada por 4 noites. Ficamos hospedados bem no centro, próximos a Gran Place, onde ficam o museu e a prefeitura da cidade. O lugar era agitado, cheio de restaurantes e lojas bacanas, onde aproveitamos para degustar das cervejas, batatas, chocolates e waffles, dia e noite! kkkkkk… Era uma dieta bem light #sqn.
Em um dos dias fizemos um bate-volta de trem para Bruges, uma cidade medieval super bem conservada, com seus canais, ruas e lagos lindos. Era domingo de Páscoa, o que é uma grande vantagem se você está na terra dos chocolates mais deliciosos do mundo! Até o menino aprendeu a comer um “chucoatinho”… Então fizemos valer a visita rs…
Enfim, inspiradas por essa temporada, trouxemos essa receita, que é uma ótima pedida para esses dias frios (como os que enfrentamos lá). Eu usei a cerveja belga Chimay Red, uma Belgian Dubbel Brown com graduação de 7%. Bem fortinha e ficou uma delícia! Escolha sua cerveja e bom apetite!
Ensopado de Carne e Cerveja Belga
Ingredientes
- 75 g de manteiga
- 1 kg de maminha bem limpa em cubos de 1 cm
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 cebolas grandes em fatias finas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
- 700 ml de cerveja forte
- 1 amarrado de ervas preparado com 1 folha de louro vários ramos de salsinha e folhinhas de tomilho
- 1½ xícara (chá) de caldo de carne
- 2 fatias de pão branco sem casca em migalhas opcional
- ⅓ xícara (chá) de salsinha picadinha
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Polvilhe a carne com a farinha, misture e reserve.
- Numa panela grande, aqueça 1/3 da manteiga, junte metade da carne e mantenha o fogo forte para dourar e não juntar água. Transfira os pedaços dourado para um prato, aqueça mais 1/3 da manteiga, doure o restante da carne e transfira também para um prato. Vai grudar bastante farinha no fundo da panela, fica uma crosta mesmo. O ácido da cebola e os demais líquidos vão ajudar a soltar.
- Coloque a manteiga restante na mesma panela, acrescente a cebola, o açúcar e o sal e espere murchar e dourar.
- Volte com a carne para a panela, junte a mostarda e a cerveja e deixe ferver por 5 minutos, mexendo coma colher de pau para soltar tudo o que estiver grudado ao fundo da panela.
- Acrescente o amarrado de ervas e o caldo, quando ferver abaixe o fogo. Descarte a espuma que se formar na superfície com uma escumadeira, tampe parcialmente a panela e cozinhe por mais ou menos 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até que a carne esteja bem macia.
- Junte o pão, deixe ferver por mais 5 minutos, até o molho encorpar, acerte o sal (cuidado para não exagerar) e a pimenta e, se for preciso, ajuste a acidez com um pouquinho de açúcar. Se preferir use um pouco mais de farinha para engrossar o caldo, ao invés do pão.
- Por fim, acrescente a salsinha e sirva com um purê de batata, batata frita ou arroz branco.
Outras receitas com carne aqui.
Beijos,
Jú