English Muffins não são muffins, são pães

Certas coisas banais tornam-se lembranças deliciosas de um momento vivido e esses pensamentos teimam em te visitar com recorrência. É o caso desses English Muffins, ou desses pães (sim, são pães), que conheci quando fui viajar com o Namorado para um paraíso, e que atravessou meu caminho quando fomos novamente viajar, antes do Menino nascer.

Nos conhecemos, o pão e eu, em Aruba. Primeira experiência mais próxima aos EUA, deixando claro como era o café da manhã típico por lá. Primeiro é importante dizer que ele era servido até as 12:00 e que ficávamos no restaurante por 1 hora. Famoso ritual de chegar, escolher a mesa, dar uma volta para entender tudo o que estava sendo servido e então sentar-se e começar vagarosamente a diversão. Esses pães ficavam na bancada, em meio a pães de forma comuns e outros pães pequeninos ou doces. Aparência simples, muito alveolado e baixinho, coisa que nunca tinha visto antes. Bom, não preciso dizer que adorei e só comi dele todos os dias, mesmo com o ímpeto de provar outras coisas. Ocorre que ele também ficava na bancada de coisas quentes, com um pedacinho de bacon, um creminho e um ovo por cima. Descobri então os Ovos Beneditinos. Amor eterno.

E essa lembrança nunca mais me deixou e nós nunca nos encontramos de novo.

Até que, tirando minhas últimas férias antes da maternidade, sem saber quando iria subir de novo em um avião (que drama!), resolvemos ir a NY. Hotel muito bem localizado, confortável e com café da manhã mais restrito que o da pousada mais sem vergonha no Brasil. Mas eles estavam lá: os English Muffins. Estou certa de que eles nem eram os melhores, mas eram ótimos! E em 6 dias hospedada lá, era só ele que figurava no meu prato.

O Menino já tem 3 anos e só agora eu me aventurei na tentativa de fazê-los. Procurei receitas nos meus livros de panificação e em sites americanos e brasileiros e acabei por chegar nesta. Adorei o resultado e mais ainda porque os pães ficaram prontos muito rapidamente, em tempo de tomar o café da manhã com meu pequeno. Coloquei um ovinho poché por cima, para trazer ainda mais felicidade ao prato e ao estômago do meu bem.

Tão bom viajar. Tão bom trazer na bagagem lembranças como essas.

Outra receitas de pães aqui.

 

English Muffins

Mariana Soares
Categoria Assado, Café da Manhã, Café da Tarde, Fácil, Lanche, Pães, Pic nic
1 hour
Total 1 hour
Porções 10 pãezinhos

Ingredientes
 

  • 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colher de chá colheres chá de açúcar
  • 3 xícara (chá) xícaras chá de farinha de trigo
  • colher de chá de fermento biológico seco

Modo de Preparo
 

  • Se você tiver uma máquina de pão, coloque os ingredientes na máquina na ordem acima e inicie o ciclo que só bate a massa. Se não tiver, misture 1/4 do leite com o fermento e deixe descansar até espumar (cerca de 5 minutos), em seguida misture com os demais ingredientes, misturando o restante do leite a farinha aos poucos, e sove por 10 a 20 minutos. A massa deverá estar homogênea e um pouco pegajosa.
  • Polvilhe farinha de milho ou semolina e abra com as mãos, deixando-a com 1 cm de espessura.
  • Vire a massa, de modo que cada lado fique levemente revestido com a farinha de milho.
  • Corte 8 a 10 círculos, do diâmetro de uma lata de conservas ou de atum.
  • Deixe crescer com um pano por cima, de 20 a 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
  • Aqueça uma frigideira de fundo bem grosso ou ferro fundido e coloque em fogo baixo.
  • Coloque os pães na frigideira e cozinhe os muffins cerca de 5 a 7 minutos de cada lado. Deixe-os em forno aquecido até que todos estejam prontos, para manter a temperatura.
tagsfarinha de trigo, frigideira, pão

Eles ficam dourados, com algumas partes mais ou menos coradas. Abra os pães ainda mornos e sirva com manteiga.

Eles podem ser congelados e reaquecidos ou torrados na torradeira e servir de base para um ovinho poché de gema mole e bacon… hummmmm…

Bom apetite,

Gostou da receita? Então compartilhe!
Júlia
Júlia
Artigos: 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários