Creme de Milho Verde – Rústico e Caipira

Essa semana minha mãe me ensinou a fazer creme de milho verde, que também chamamos de mingau de milho verde, uma coisa que eu amoooo! Na primeira vez que tentei fazer, ela me ensinou daquele jeito (como a receita do Bolo de Fubá), falando “vai Júlia, vai mexendo aí” e me largou com a panela no fogo e sem muitas orientações… aí não deu muito certo rs… não mexi o suficiente e não acrescentei o bastante de água, ficou grosso… ainda assim eu comi de gosto rs…

Aqui no sítio é mais ou menos assim: vai chegando o final da semana ou alguma data especial e a gente já vai pensando no que vai fazer, já começa a organizar. Esta semana ganhamos um frango de cada primo e minha mãe decretou: vamos fazer frango cozido com creme de milho verde e chamar todo mundo pra comer aqui! Meu tio Li (o do bolo de milho sensacional) foi atrás de um bom milho verde e fez a parte trabalhosa de limpar e ralar. Então, eu resolvi aprender de vez a fazer o creme de milho, mas dessa vez usei o caldo de legumes caseiro e mexi bastante! Deu certo! Mesmo uma quantidade absurda (daria para mais ou menos 30 pessoas)! A próxima receita que preciso aprender é a do frango cozido, que com esse creme de milho fica sensacional! Ah, este é um creme de milho verde caipira, por isso é ralado (não batido) e não é coado. Como diria minha mãe, é rústico!

E na reunião já começamos a falar do Natal: que dia será o sorteio do amigo secreto, se cada um trará um prato, se terá lugar para todo mundo sentar… Ai, como bom planejar tudo isso! Que venha o Natal!

 

Creme de Milho Verde

Júlia
Categoria Acompanhamento, Caseira, Dia das mães, Festa Junina, Para dias frios, Salgadas, Vegetarianas
1 hour
Total 1 hour
Porções 6 porções

Ingredientes
 

  • 500 g de massa de milho verde ralado de 8 a 10 espigas pequenas
  • 1,5 litros de caldo de legumes caseiro ou água
  • 1 colher de sopa de óleo
  • ½ colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de chá de sal

Modo de Preparo
 

  • Lave as espigas e retire o máximo dos cabelinhos que conseguir. Para retirar o milho da espiga, use o lado mais grosso do seu ralador e rale o milho até obter a quantidade de “massa” desejada.
  • Aqueça a água ou o caldo de legumes.
  • Em uma panela grande, coloque o óleo, a massa de milho e o sal. Ligue o fogo médio, comece a mexer e vá acrescentando o líquido. Mexa constantemente por 25 a 30 minutos, ou até que o creme esteja cozido ao seu gosto. Pode variar com a potência do seu fogão.
  • Depois de pronto, desligue o fogo e acrescente a manteiga, misturando até que esteja completamente derretida. Sirva a seguir!
tagsfavoritas mães, mais acessadas, milho

Bom apetite!

Beijos,

Gostou da receita? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários