Amo nossas reuniões familiares/gastronômicas. Basta reunir meia dúzia de gente que já temos uma festa, seja em casa ou no sítio. E nesses reuniões a Costelinha de porco assada faz muito sucesso!
Com a família do meu marido não é diferente. Sendo minha sogra uma cozinheira de mão cheia e uma pessoa tão querida, que adora agradar a todos com seus quitutes e carinhos, fica fácil de reunir todo mundo. Nos damos muito bem, na vida e na cozinha, e adoro aprender com ela os truques de culinária da família! E tem cada dica boa.
A receita abaixo tem alguns segredos da querida vó Maria, mãe da minha sogra, como por exemplo a proporção de tempero vs carne. Segundo a minha sogra, funciona em diversas receitas. O tempero pode parecer simples, mas é uma combinação certeira! A costelinha fica no ponto!
Outras receitas para o dia de festa você encontra aqui!
Vamos à receita:
Costelinha de Porco Assada
Ingredientes
- 2 kg de costelinha de porco cerca de 2 costelas inteiras
- 2 cebolas médias
- 5 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de sal
- Suco de 1 limão
- 1 xícara (chá) de água
- Pimenta do reino a gosto
- 1 ramo de alecrim opcional
Modo de Preparo
- Primeiro prepare a marinada: descasque as cebolas e pique em pedaços grandes. Descasque também o alho e bata por alguns minutos no liquidificador junto com a cebola, a água, o sal e as folhas de louro, até formar uma pasta. Reserve.
- Lave as costelinhas com o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, lave bem em água corrente.
- Coloque a costela em um recipiente e faça alguns furos na carne com uma faca. Junte a marinada e espalhe bem por toda a carne. Cubra o recipiente com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 3 horas, e no máximo 12 horas. Quanto mais tempo ficar, melhor.
- Acenda o forno a 200ºC (fogo médio) e deixe pré-aquecer por 10 minutos. Unte uma assadeira grande com um pouco de óleo, coloque a costelinha com os ossos para baixo e se quiser, debulhe o ramo de alecrim e espalhe por cima da carne. Leve ao forno por cerca de 60 minutos, coberta com papel alumínio.
- Retire o papel alumínio, aumente a temperatura para 280ºC (alto) e deixe por mais 10 minutos ou até dourar a carne. Retire do forno e sirva em seguida!
Com limão espremido fica uma delicia!
Bom apetite!
Beijos
Jú
*Receita publicada na edição Dez/2017 da Revista AMAIS
[…] o dia, macarronada do Júlio, Pirão do outro Júlio, Iguarias orientais, Costelinhas assadas (receita aqui) Peru e Peixes. Resolvemos retomar algumas tradições e executamos o enorme bolo de Natal que Tia […]