O ceviche é mais uma daquelas receitas que eu conheci através da minha irmã, que ela comeu em alguma das viagens que fez. Não lembro exatamente quando e como foi, mas eu já namorava com o Julio. Até então, só comíamos o peixe cru como sashimi ou o atum cozido em limão, que minha mãe fazia em casa e eu já achava bem bom. Ai não tinha como não gostar de ceviche né? rs.
Recentemente esse prato foi ganhando espaço nos cardápios dos restaurantes daqui de São Paulo, ainda mais com a culinária peruana sendo reconhecida como uma das melhores da América Latina. Já o provei diversas vezes por aqui, até em restaurantes japoneses ele está presente. A receita abaixo eu aprendi em um curso de culinária que estou fazendo atualmente, achei ela realmente muito boa e bem próxima dos ceviches mais tradicionais, que são os meus preferidos! Já fiz tanto a versão com Saint Peter, quanto com Badejo, e achei as duas ótimas! Espero que vocês gostem também!
Mais receita com peixe aqui.
Ceviche Misto Clássico
Ingredientes
- ½ kg de Saint Peter ou Badejo em filés e sem pele
- 300 g de camarões médios limpos
- 300 g de lulas em anéis
- 2 cebolas roxas
- Suco de 10 limões
- 1 pimenta dedo-de-moça
- ½ maço de coentro
- 1 batata doce média
- 2 espigas de milho
- 1 colher de sopa de açúcar
- Azeite
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Retire o milho da espiga, cortando com uma faca, e leve para cozinhar em água fervente com o açúcar por 30 minutos. Reserve.
- Enquanto o milho cozinha descasque e corte a batata doce em cubos de 1 cm e cozinhe em água fervente, com uma pitada generosa de sal, por 10 minutos (ela deve ficar firme). Reserve.
- Encha 3/4 de uma panela de água e leve para ferver com uma pitada de sal. Deixe ao lado uma tigela com água e alguns cubos de gelo. Cozinhe os camarões em pequenas porções, por no máximo 3 minutos de cada vez, e coloque-os em seguida na tigela com água gelada, para parar o cozimento. Escorra e reserve. Faça o mesmo com as lulas.
- Corte a cebola em tirinhas finas, tempere com sal e reserve. Retire as sementes e pique a pimenta dedo-de-moça em pedacinhos pequenos.
- Pique os filés de peixe em cubos de 1 cm.
- Em uma tigela grande junto tudo: o suco de limão, o peixe picado, os camarões, as lulas, a batata doce, o milho, a pimenta e por última a cebola e o coentro picado. Misture delicadamente, para não partir o peixe, acerte o sal e leve para gelar por no mínimo 20 minutos. Regue com um fio de azeite antes de servir.
Está pronta uma refeição deliciosa e super refrescante! Ela deve ser consumida no mesmo dia para manter os frescor e textura dos ingredientes! Bom apetite!
Beijos,
Jú
*Receita publicada na edição Fev/2018 da Revista AMAIS