Boa parte das pessoas tem memórias afetivas ligadas à comida. Como não poderia ser diferente, nós temos váaaaaarias! rs Este bolo (pão de ló), por exemplo. Quando criança, por diversas vezes eu cheguei em casa a tarde e me deparei com ele em cima da mesa, ainda morno e exalando um aroma de limão. Adorava come-lo, acompanhado de uma xícara de café com leite, do jeito que só a minha mãe sabe fazer.
Este é um bolo bem simples e neutro. Minha mãe contou-me que Tia Maria aprendeu essa receita de pão de ló com uma senhora chamada Donana. Tia Maria, nossa tia-avó, era como uma “governanta” na família de Donana. Aprendeu a fazer este bolo pois ele era servido na páscoa judaica. Hoje em dia, essa mesma receita é usada para os famosos naked cakes, portanto recheá-lo também garante sucesso! Acrescentei o extrato de baunilha para dar um toque ainda mais especial e aromático. Acho que Tia Maria iria gostar!
Outras receitas de bolo aqui.
Pão de Ló de leite fervendo
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- Raspas de 1 limão
Modo de Preparo
- Unte uma assadeira redonda de 24 cm com manteiga e polvilhe farinha de trigo.
- Preaqueça o forno a 180º (temperatura média).
- Separe as gemas das claras. Em uma tigela, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Utilize um batedor de arame ou batedeira.
- Junte as gemas e bata o suficiente para incorporar. Em seguida, junte o açúcar e bata por mais alguns minutos.
- Coloque o leite para aquecer até ferver.
- Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de ovos e açúcar. Em seguida, misture bem com a ajuda de uma espátula.
- Junte o extrato de baunilha, as raspas de limão e o leite (ainda quente) e misture novamente, até que a massa fique homogênea. Parecerá muito líquida, mas é assim mesmo.
- Coloque a massa na assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos. Passado o tempo, coloque um palito bem no meio do bolo. Se sair limpo o bolo estará pronto.
- Se necessário, deixe o bolo dentro do forno desligado por mais alguns minutos.
Hoje eu o recheei com chantilly (1 xícara de chá de creme de leite fresco, bata até formar picos) misturado com 2 colheres de sopa de doce de leite, mas minha mãe costuma fazer uma caldinha de limão (suco de 1 limão e 3 colheres de sopa de açúcar) para jogar por cima! Simples e gostoso, com gostinho de infância.
Beijos
Jú
*Receita publicada na edição Dez/2017 da Revista AMAIS
[…] fazer, só sei que queria inventar alguma coisa. Saiu esse bolo de laranja, receita adaptada do Pão de Ló de Leite Fervendo! Bastou substituir o leite pelo suco de laranja, dica super esperta da minha irmã! Por cima joguei […]
[…] muito querida, a Raquel! E também era aniversário da nossa querida Tia Maria (já falamos dela aqui e aqui), uma das pessoas que mais nos influenciou nesse mundo da culinária. A lembrança de tia é […]
[…] uma tradição de final de ano! No Natal, Tia Maria costumava fazer um pão de ló (receita aqui), umedece-lo com com a cocada de gema e recheá-lo com creme de confeiteiro! E olha, cumprimos bem […]