Minha mãe tem um caderno antigo com diversas receitas, muitas das quais ela nunca testou! Quero testar boa parte delas e trazê-las aos poucos para cá! Essa receita de Biscoito de Polvilho e Farinha de Milho é uma delas, que eu resolvi testar essa semana. Pensei nela por que esses dias conheci a Dona Diva, amiga antiga da família, que nos fez uma visita há algumas semanas.
Sempre ouvia minha mãe contar alguma história sobre a dona Diva, mas não sabia exatamente quem era, achava até que era parente. Com a recente visita dela minha mãe me explicou que Dona Diva era sobrinha de uma das tias da minha mãe, Tia Mariquinha, pela parte do marido dela. Elas eram muito chegadas, por isso Diva estava sempre reunida com a família da minha mãe. Minha mãe é uns 10 anos mais nova que ela e conta que se lembra de Diva jovem como professora primária lá em Tatuí, que levava muito a sério a função.
Dona Diva é uma senhora alta e de olhos verdes, que ficou muito feliz em saber que tínhamos a receita dela de biscoito de polvilho e farinha de milho anotada! Mas ela queria saber mesmo qual era a receita de um outro biscoito de polvilho chamado “bananinha”, receita da minha avó Romilda! Essa receita eu não tenho, mas vou tentar descobrir, pois deve ser muito boa também! Se eu descobrir vou lá contar pra ela!
Quando eu estava testando a receita achei que o sabor combinava muito com alecrim! Se você gosta é só adicionar um pouco a massa antes de assá-los!
Veja outras receitas de lanchinhos aqui.
Biscoito de Polvilho e Farinha de Milho
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de farinha de milho
- 1½ xícara (chá) de polvilho azedo
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- ½ xícara (chá) de leite
- 1 ovo
- ½ colher de chá de sal
- Alecrim opcional
Modo de Preparo
- Pre-aqueça o forno a 200º C.
- Misture a farinha de milho e o polvilho em uma vasilha grande e reserve.
- Aqueça o azeite e o leite (separados) até ferver e jogue por cima da mistura de farinha de milho e polvilho e misture bem.
- Quando a mistura estiver morna junte o ovo batido e o sal (cuidado, se estiver muito quente vai cozinhar o ovo). Se a massa estiver muito dura e quebradiça acrescente um pouquinho mais de leite.
- Modele os biscoitos do tamanho e formato de um dedo (quanto mais fininhos, mas crocantes ficarão). Coloque na forma untada com espaço de pelo menos 1 cm entre eles.
- Leve ao forno para assar por 20 minutos, ou até que estejam dourados.
Observações
Agora é só passar um café fresquinho e aproveitar! Hummmm.
Bom apetite!
Beijos,
Jú
Minha vó sempre fazia esses biscoitos pra gente. Agora é minha vez de aprender a fazer… heheh.. obrigada pela receita.
Que legal Tatiane!! Espero que goste da receita! 🙂 que lembrança boa! Obrigada pela visita! Bjs!
Obrigado pela recetia.
Sempre quiz aprender a receita tradicional!
Têm sabor de “infância”, para celebrar com a família…
Obrigado Júlia
Imagina! Que bom que gostou! 🙂
Nossa eu comia muito quando era criança e minha vó fazia. Vou aprender a fazer para relembrar. Rsrs
Que bacana Marvin!! Muito legal a lembrança! 🙂 Espero que goste!
Já tentei fazer biscoitos de polvilho, mas nunca deu certo. Lendo a receita percebi, onde estava errando, colocava os ovos logo após o leite quente. Espero que agora eu consiga fazer
Oi Beatriz! sim! Se colocar após o leite quente os ovos cozinham e dá bastante errado! Espero que tenha dado certo agora!! 😀
Oi! amei essa receita perfeita para um lanche acho que vou chamar até mais pessoas para a cozinha para verem que com sua receita e relaxante !!
Obrigada Marcella!! 🙂 que bom que gostou!
nossa eu comia muito quando era criança, me deu uma saudade, vou tentar fazer em casa
Oba! Depois me conta o que achou Vanessa, espero que goste! 🙂
Adorei sua receita, vou colocar em pratica, uma delícia com cafezinho da tarde, bjos!
Obrigada Pri! Quando fizer me conta o que achou, fica ótimo mesmo com um cafézinho! 🙂 Bjs e obrigada por deixar seu comentário!
Então fiquei na dúvida sobre o Azeite…é de oliva ou óleo comum?
Oi Lena, tudo bem? É azeite de Oliva mesmo! 😉