A intenção era bem boa, até que fui bem na parte da panqueca e até na combinação dos elementos. Eu sempre amei molho branco, mais que molho vermelho, mas confesso que o jeito que eu fazia antes não era exatamente o melhor (eventualmente empelotava) e a falta de prática me fez cometer um erro que eu detesto: salguei demais o molho! Fui provando e provando, achando que ainda estava insosso e acabei errando a mão no sal. Muito tempo depois eu aprendi a receita abaixo, em que o leite é aromatizado, o que confere um sabor único e acaba com essa sensação de que falta alguma coisa, impedindo que você cometa esse erro de salgar demais um molho branco! Voilá! Dessa vez adicionei o alho poró para dar um frescor a mais e achei que combinou muito!
Só de lembrar daquele dia eu dou risada, por eu errei tanto o ponto do sal que eu e o Ju não conseguimos comer a panqueca de peixe! kkkkk… Ficou muito ruim, achei que ia passar mal até! Mas agora, com 7 anos a mais de experiência na cozinha, ela está mais do que testada e aprovada, podem confiar! Obrigada meu Juju, por aguentar esses meus testes malucos, por me incentivar na cozinha e em tudo e por ser meu companheiro nessa jornada! Te amo!
Panqueca de Peixe e Alho Póro
-
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
-
1/2 colher (chá) de sal
-
1 xícara (chá) de leite
-
1 ovo
-
1 colher (sopa) de óleo
-
Manteiga para untar a frigideira
-
500 ml de leite integral
-
1/2 cebola
-
1 cravo de índia
-
1 folha de louro
-
1 colher (sopa) de manteiga
-
1 colher (sopa) de farinha de trigo
-
Sal e noz moscada ralada a gosto
-
4 filézinhos de pescada branca (ou outro peixe de sua preferência)
-
1 pedaço de alho poró
-
Azeite a gosto
-
Sal e pimenta do reino a gosto
-
Em uma vasilha grande peneire a farinha e o sal, em seguida junte o leite, o ovo e o óleo e misture bem até que fique bem homogêneo (se quiser a massa um pouco mais liquida acrescente um pouquinho mais de leite). Coloque massa na geladeira.
-
Enquanto isso prepare o molho branco: espete a meia cebola descascada com o cravo, prendendo a folha de louro. Coloque a cebola em uma panela, acrescente o leite e leve para ferver. Desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos, coe e reserve.
-
Em uma panela junte a manteiga e a farinha e cozinhe em fogo baixo até que fique levemente dourada. Deixe esfriar a misture com o leite aromatizado, fora do fogo, mexendo bem com um fue. Leve a mistura ao fogo médio e mexa até engrossar. Tempere com o sal e a noz moscada e reserve.
-
Fatie o alho poró e refogue em uma frigideira com um pouco de azeite, até que amoleçam um pouco. Tempere com sal e pimenta e reserve.
-
Tempere os filés de pescada com sal e pimenta do reino, aqueça um pouco de azeite em um frigideira e grelhe os filés. Não fique mexendo muito, deixe dourar bem de cada lado antes de virar e reserve.
-
Em fogo baixo, aqueça uma frigideira ou panquequeira, unte levemente com manteiga a cada panqueca que fizer. Despeje uma concha da massa de panqueca e deixe dourar bem antes de virar. Vá colocando as panquecas prontas em um prato. Enquanto termina de fazer as panquecas ligue o forno para pre-aquecer as 200ºC.
-
Montagem: coloque cada filé no centro de uma panqueca, coloque um pouco do alho poró por cima e enrole. Coloque em uma travessa e cubra com o molho branco. Se preferir coloque um pouco de parmesão ralado por cima e leve ao forno por 15 minutos. Sirva em seguida!
Beijos,
Jú
Amei a combinação! Vou testar!
Eba, depois me conta Luca!! 🙂