Panquecas de Peixe e Alho Poró com Molho Branco – Aprendendo com os erros

panqueca de peixe
Há 7 anos atrás eu estava fazendo 7 meses de casada e nesse período desafiador em vários aspectos (sair da casa dos pais, aprender a cozinhar, dividir tarefas e o espaço com o meu companheiro, entre outras) eu comecei a me aventurar cada vez mais na cozinha. Contei com a super ajuda e inspiração da minha irmã com a parte da cozinha (aprendi nessa época a fazer o Risoto de Abobrinha e Gorgonzola), comprei livros de culinária e pesquisei muito na internet a fora… depois que ganhei um pouco de confiança comecei a querer testar “receitas próprias” e foi aí que eu resolvi fazer essa panqueca de peixe!

A intenção era bem boa, até que fui bem na parte da panqueca e até na combinação dos elementos. Eu sempre amei molho branco, mais que molho vermelho, mas confesso que o jeito que eu fazia antes não era exatamente o melhor (eventualmente empelotava) e a falta de prática me fez cometer um erro que eu detesto: salguei demais o molho! Fui provando e provando, achando que ainda estava insosso e acabei errando a mão no sal. Muito tempo depois eu aprendi a receita abaixo, em que o leite é aromatizado, o que confere um sabor único e acaba com essa sensação de que falta alguma coisa, impedindo que você cometa esse erro de salgar demais um molho branco! Voilá! Dessa vez adicionei o alho poró para dar um frescor a mais e achei que combinou muito!

Só de lembrar daquele dia eu dou risada, por eu errei tanto o ponto do sal que eu e o Ju não conseguimos comer a panqueca de peixe! kkkkk… Ficou muito ruim, achei que ia passar mal até! Mas agora, com 7 anos a mais de experiência na cozinha, ela está mais do que testada e aprovada, podem confiar! Obrigada meu Juju, por aguentar esses meus testes malucos, por me incentivar na cozinha e em tudo e por ser meu companheiro nessa jornada! Te amo!

Panqueca de Peixe e Alho Póro

 
Rendimento: 3 a 4 porções
Dificuldade: Média
Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos
 
Ingredientes:
Para a massa de panqueca:
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Manteiga para untar a frigideira
Para o molho branco:
  • 500 ml de leite integral
  • 1/2 cebola
  • 1 cravo de índia
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Sal e noz moscada ralada a gosto
Para o recheio:
  • 4 filézinhos de pescada branca (ou outro peixe de sua preferência)
  • 1 pedaço de alho poró
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Em uma vasilha grande peneire a farinha e o sal, em seguida junte o leite, o ovo e o óleo e misture bem até que fique bem homogêneo (se quiser a massa um pouco mais liquida acrescente um pouquinho mais de leite). Coloque massa na geladeira.
  2. Enquanto isso prepare o molho branco: espete a meia cebola descascada com o cravo, prendendo a folha de louro. Coloque a cebola em uma panela, acrescente o leite e leve para ferver. Desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos, coe e reserve.
  3. Em uma panela junte a manteiga e a farinha e cozinhe em fogo baixo até que fique levemente dourada. Deixe esfriar a misture com o leite aromatizado, fora do fogo, mexendo bem com um fue. Leve a mistura ao fogo médio e mexa até engrossar. Tempere com o sal e a noz moscada e reserve.
  4. Fatie o alho poró e refogue em uma frigideira com um pouco de azeite, até que amoleçam um pouco. Tempere com sal e pimenta e reserve.
  5. Tempere os filés de pescada com sal e pimenta do reino, aqueça um pouco de azeite em um frigideira e grelhe os filés. Não fique mexendo muito, deixe dourar bem de cada lado antes de virar e reserve.
  6. Em fogo baixo, aqueça uma frigideira ou panquequeira, unte levemente com manteiga a cada panqueca que fizer. Despeje uma concha da massa de panqueca e deixe dourar bem antes de virar. Vá colocando as panquecas prontas em um prato. Enquanto termina de fazer as panquecas ligue o forno para pre-aquecer as 200ºC.
  7. Montagem: coloque cada filé no centro de uma panqueca, coloque um pouco do alho poró por cima e enrole. Coloque em uma travessa e cubra com o molho branco. Se preferir coloque um pouco de parmesão ralado por cima e leve ao forno por 15 minutos. Sirva em seguida!
Cuidado com o sal e bom apetite!

Beijos,

2 comentários em “Panquecas de Peixe e Alho Poró com Molho Branco – Aprendendo com os erros

Deixe uma resposta