Pão de Queijo – Amizades mineiras

Pão de Queijo

Olá gente! Abrindo os trabalhos de 2019 com uma comida que eu adoro: pão de queijo! Imagino que não somente eu, mas muitos brasileiros tem verdadeira paixão por esse lanchinho mineiro. Quando há pão de queijo à vontade eu como sem parar, um atrás do outro, até não caber mais nada!!! rsrs… não poderia deixar de fazer essa receita e trazê-la para cá!

Encontrei uma receita de pão de queijo no caderno de receitas da minha mãe e resolvi testá-la. Ela pegou essa receita há muito tempo com uma amiga de faculdade, a mineira Marluce. Quando minha mãe se formou em enfermagem eu tinha dez anos e lembro-me das muitas vezes que fui com ela para as aulas (eu me divertia). Minha mãe, que adora uma piadinha, sempre me pedia para repetir para a Marluce a anedotinha do livro do Bichinho da Maçã, aquela que o Joãozinho pergunta para a professora quais as partes do corpo humano que em Minas Gerais se escreve com “z”: “zóio, zovido, zoreia e zunha” era a resposta e a Marluce chorava de rir toda a vez que eu contava kkkkkk. Bem temática para uma enfermeira mineira, não é mesmo?

Fomos para Minas Gerais quando eu era muito pequena e eu lembro vagamente de uma volta de charrete por Poços de Caldas, puxada por cabras (:|). Fora isso só sei que estive lá pelas fotos da visita a Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e etc. E depois dessa viagem o mais perto que cheguei de Minas foi em Monte Verde, ainda assim já deve fazer quase 10 anos da última vez que fui! To precisando voltar!

Esses dias finalmente testei a receita de pão de queijo da Marluce, porém minha irmã já havia alertado que necessitava de alguns ajustes. Por feliz coincidência do destino agora eu mesma tenho uma nova amiga mineira, a Ane, que prontamente consultou sua mãe e a mesma me passou informações valiosíssimas sobre o preparo do pão de queijo! 🙂 Vou aproveitar a oportunidade para agradecer a amizade das queridas Renata e Ane – a Re é namorada do meu amigo do colégio, o Alexandre, e amiga-sócia da Ane e quem nos apresentou. As duas foram fundamentais nesse meu retorno a São Paulo, com muito apoio, incentivo, carinho e diversão! Ou seja, tudo que esperamos de uma amizade especial! =D Amo vocês meninas! Obrigada por tudo, por todos os momentos que passamos juntas em 2018! E que venham muitos mais momentos especiais nos próximos anos!! =D

Espero que gostem da receita!

Pão de Queijo

Rendimento: em torno 15 pães grandes ou 35 pães pequenos

Dificuldade: Média

Tempo de Preparo: 1 hora e 20 minutos

Ingredientes

  • 500 g de polvilho azedo
  • 350 g de queijo minas curado ralado grosso
  • 100 ml de óleo vegetal
  • 190 ml de leite
  • 160 ml de água
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparo
  1. Coloque o polvilho numa vasilha de bom tamanho.
  2. Misture a água, o leite, o óleo e o sal e leve para ferver em uma panelinha.
  3. Jogue essa mistura ainda quente sobre o polvilho e misture bem, até que esfrie, para que os ovos não cozinhem. Isso se faz para escaldar o polvilho.
  4. Depois de morna junte os ovos e sove bem, até que a massa fique totalmente homogênea. A massa deve ficar suficientemente firme para modelar, se estiver muito dura pode acrescentar um pouco mais de água em temperatura ambiente para dar o ponto.
  5. Em seguida junte o queijo, misture e leve a geladeira por 15 minutos.
  6. Enquanto isso, acenda o forno para pré-aquecer em temperatura máxima.
  7. Retire a massa da geladeira e modele os pães como preferir (grandes ou pequenos), colocando em uma forma antiaderente ou untada com bem pouquinho óleo, deixando um espaço de 2 dedos entre cada uma.
  8. Abaixe a temperatura do forno para 200º C e leve para assar por aproximadamente 20 minutos, até que fiquem dourados. Cuidado para não queimar por baixo.

Se preferir, acrescente um pouco de queijo parmesão a mistura, para um sabor mais forte! Você também pode modelar os pães e levar para congelar em assadeiras. Depois de congelados guarde em um saquinho no congelador por até 3 meses. Quando quiser assar é só pré-aquecer o forno e levar para assar diretamente do freezer, em uma assadeira. Não é uma beleza para fazer num café da manhã ou café da tarde especial?

Agora é só fazer um “cafézim” e se deliciar!

Bom apetite!

Beijos,

Pão de queijo
Pães de queijos vistos de cima, parecem a lua com suas crateras rs…
Pão de queijo e café
Um pãozinho e um cafézinho
Pão de queijo
Apenas coma!
Pão de queijo
Coma o pão de queijo…
Pão de queijo
Coma!

 

2 comentários em “Pão de Queijo – Amizades mineiras

Deixe uma resposta