Sopa de Mandioquinha com Frango – Um alento nas noites frias

Receita Sopa de Mandioquinha com Frango

Mais uma receita de sopa, para esquentar esses dias frios de inverno! Essa receita de sopa de mandioquinha com frango é uma das minhas favoritas e me lembra muito a época da faculdade.

Eu fiz faculdade de Administração no Mackenzie, de 2006 a 2009, e às quintas-feiras um dos restaurantes da praça de alimentação servia uma sopa de mandioquinha com frango que era uma delícia e ainda vinha com torradas e um copinho de queijo parmesão! Hummm… Olha, em meio a correria que foi a época da faculdade, comer essa comida com gostinho de sopa de mãe depois de um dia cansativo de trabalho era um verdadeiro alento para quem ainda tinha os estudos pela frente. Ainda por cima era barata, tudo que um universitário poderia querer! rs…

Foi uma época muito corrida, é verdade, mas também foi o início da minha independência financeira, pois eu comecei a trabalhar logo no começo da faculdade, e assim que começou a sobrar uma graninha eu passei a gastar mais e mais com comida rs… começou na praça de alimentação do Mack, passando pelos almoços no japonês da Granja Viana com o pessoal do trabalho, ou no shopping SP Market quando mudei de unidade, no pastel da rua da delegacia em Interlagos, mais um restaurante japonês, Outback, mexicanos, os bares com a galera da facu e por aí foi.

Na época começou a acontecer também em São Paulo um evento em que alguns dos melhores restaurantes da cidade ofereciam, a cada 6 meses, menus a preços fixos para entrada, prato principal e sobremesa. Foi a oportunidade perfeita para que eu expandisse meu paladar. Fomos a restaurantes franceses, tailandeses, japoneses, indianos e mais alguns, muitas das vezes direto do trabalho ou da facu, com cara de acabados e mochilas nas costas (só a gente assim dentro de alguns restaurantes rsrs e daí?). Tive a oportunidade de provar muita coisa boa, por isso foi uma época tão legal!

Bom, espero que gostem dessa receita simples, porém deliciosa! Outra receita que me faz lembrar os tempos da faculdade é o Escondidinho de Carne Seca com Catupiry, não deixem de conferir!

Outras receitas de sopa aqui.

Sopa de Mandioquinha com Frango

Rendimento: 6 a 8 porções

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos

Ingredientes:

  • 800 g de mandioquinha ou batata baroa
  • 400 g de peito de frango em cubinhos pequenos
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1/2 talo de alho poró fatiado fino
  • Em torno de 2 litros de água
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Em uma panela média coloque a água e leve as mandioquinhas descascadas e picadas em pedaços médios para cozinhar com um pouco de sal. Deixe para acertar o restante do sal depois, pois você irá utilizar a água do cozimento na sopa. Cozinhe até que os pedaços estejam bem macios, irá levar em torno de 20 minutos. Quando estiverem cozidas desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
  2. Tempere o frango picado com um pouco de sal e pimenta do reino. Enquanto a mandioquinha cozinha, aqueça uma panela grande e refogue (de preferência sem óleo) os pedacinhos de frango até que fiquem levemente dourados. Junte a cebola, o alho, o alho poró e refogue por mais alguns minutos, até que os temperos estejam mais amolecidos.
  3. Bata a mandioquinha cozida no liquidificador, com o caldo do cozimento.
  4. Despeje a mandioquinha batida na panela e misture bem enquanto ela aquece. Prove, acerte o sal e a pimenta do reino e está pronta!

Bom apetite!

Beijos,

2 comentários em “Sopa de Mandioquinha com Frango – Um alento nas noites frias

  1. Tia Jú, fiz a sopa hoje, delícia! Ia te mandar uma fotinho, mas dei uma “caramelizada” 😳 na cebola e não ficou bonita como a sua. Mas essa vai para favoritas 😘

Deixe uma resposta