Capeletti em Brodo – de Bolonha às Serras Gaúchas

Receita de Capeletti em Brodo

Já estamos em Junho e o friozinho veio para ficar! E nada melhor do que tomar sopas e caldos para se aquecer quando as temperaturas abaixam por aqui… Estava demorando para que eu colocasse alguma receita de sopa ou caldo no blog, apesar de gostar bastante, por isso resolvi fazer essa versão de Capeletti em Brodo (ou caldo de frango com capeletti), adaptada da receita da minha sogra. É uma ótima receita de entrada para o jantar!

Brodo significa caldo em italiano, então este prato nada mais é do que um bom caldo mesmo, pode ser de carne, frango ou legumes, com capeletti ou tortelini acompanhando. A primeira vez que comi o capeletti em brodo foi na casa dos pais do Ju, eles conheceram o capeletti em brodo em uma viagem que fizeram para o Rio Grande do Sul quando o Ju era adolescente, desde então ele ama esse prato! O caldo que eles comeram lá levava um pouco de fubá pré-cozido também, mas na minha receita eu deixei somente o caldo simples, pois acho que fica mais leve e serve como uma entrada. Eu e o Ju também tomamos o brodo com tortelini em Bolonha, quando viajamos para a Itália em 2015, estava delicioso! Com certeza foi a melhor massa desse tipo que já comi na vida! (Assistam ao episódio da série Chef´s Table do Netflix sobre o chef Massimo Bottura, ele é daquela região da Itália e fala muito sobre os tortelinis artesanais, impossível não ficar com vontade).

Por isso uma coisa muito importante a se levar em consideração é a qualidade do macarrão que você irá utilizar nessa receita! Procure algum lugar que venda uma boa massa fresca e artesanal, pois mesmo as massas frescas de supermercado não tem a qualidade muito boa e podem estragar o prato. Espero que gostem!

Veja outras receitas de entradas clicando aqui.

Capeletti em Brodo

Rendimento: 5 a 6 porções

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

  • 4 sobrecoxas de frango médias, sem pele (você pode usar peito de frango também, se preferir)
  • 300 g de capeletti
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 1/2 talo de alho poró
  • 2,5 litros de água
  • 1 folha de louro
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Pique os temperos: cebola e cenoura em cubinhos, esprema o alho e fatie o alho poró bem fininho.
  2. Coloque a água para aquecer em uma chaleira.
  3. Corte as sobrecoxas em pedaços menores. Em uma panela grande, sem óleo, refogue os pedaços de frango até que estejam bem dourados.
  4. Em seguida junte a cebola, o alho, a cenoura e o alho poró e continue refogando, até que eles amoleçam um pouco.
  5. Tempere com o sal e a pimenta do reino, junte a água quente, a folha de louro, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Escume para retirar o excesso de gordura, se necessário.
  6. Prove e acerte o sal do caldo. Se preferir, desfie o frango. Junte o capeletti e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou pelo tempo indicado na embalagem. Sirva a seguir.

Bom apetite!

Beijos

Deixe uma resposta