Torta de Doce de Leite – MA-RA-VI-LHO-SA!

Torta de Doce de Leite

Como já disse no post do Extrato de Baunilha, o doce de leite é um dos meu doces favoritos! Quando vou a algum restaurante que tem uma sobremesa envolvendo doce de leite é bem provável que eu vá escolhe-la! Certa vez, em uma viagem que fiz para a Argentina, eu comi tanto sorvete de doce de leite no dia de voltar que acabei até passando mal antes de ir ao aeroporto… kkkkk quem manda exagerar né? Mas sem traumas, me dê um pote de doce de leite Havana ou qualquer outro de qualidade e eu continuo me acabando! Nunca tinha ouvido falar nessa torta de doce leite, até que minha irmã comentou comigo.

Em março ela foi a um churrasco e veio falando de uma tal torta de doce de leite que comeu por lá, que a primeira vista poderia parecer enjoativa (não para mim) mas que ela garantia que era deliciosa! Massa de pão de ló com um toque de limão, creme de confeiteiro com doce de leite e chantilly por cima, com um pouquinho de doce de leite também. Me diz, tem como ficar ruim isso? Juntei essa maravilhosa ideia com a descoberta que fiz há pouco tempo, uma marca que dizem ser a melhor do Brasil, o doce de leite da Viçosa, e que por acaso eu encontrei aqui em Boituva (em São Paulo deve ser encontrado facilmente)… Então no começo de Abril, quando minha irmã veio pra cá, tratamos de fazer a tal torta e olha… foi um sucesso absoluto! Então eu tinha que colocar essa receita aqui pra vocês, espero que gostem como eu! Outra receita de torta aqui do blog é a da Torta de Ricota, confira no primeiro post aqui do blog! Outra receita ótima também é da Tarte Tatin de maçã!

Torta de Doce de Leite

Rendimento: 10 a 12 pedaços

Dificuldade: Difícil

Tempo de preparo: 1 hora + 2 horas na geladeira

Ingredientes:

Massa:
  • 3 ovos pequenos
  • 75 g de açúcar refinado
  • 75 g de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de extrato de limão ou 1 colher (chá) de raspas de limão
Recheio:
  • 600 ml de leite integral
  • 1 fava de baunilha
  • 150 g de açúcar refinado
  • 7 gemas
  • 50 g de amido de milho
  • 40 g de manteiga
  • 350 g de doce de leite
Cobertura:
  • 250 g de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de doce de leite
Modo de preparo:
  1. Ligue o forno para preaquecer.
  2. Comece com a massa: em uma batedeira, bata os ovos inteiros por 10 minutos (eles irão aumentar 4 vezes de tamanho).
  3. Aos poucos, acrescente o açúcar refinado peneirado e bata por mais 1 minuto.
  4. Retire da batedeira e com o fouet misture de baixo para cima, delicadamente, a farinha peneirada e o extrato/raspas de limão. Para assar, utilize uma forma de 22 centímetros de diâmetro, pois a massa deve ficar bem baixinha. Coloque papel manteiga no fundo da forma e unte o papel e as laterais, de preferência com desmoldante.
  5. Leve ao forno (já preaquecido) ajustando a temperatura para 180º C para assar por mais ou menos 15 minutos. Para saber se está no ponto, insira nela um palito de dente; quando sair seco o bolo estará pronto. Desenforme ainda morno, retire o papel e deixe esfriar. Reserve.
  6. Agora faça o recheio: em uma panela coloque o leite, a sementes da baunilha e o açúcar refinado e leve para ferver.
  7. Enquanto o leite aquece, misture em uma tigela as gemas e o amido de milho.
  8. Quando o leite ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Retire a fava de baunilha em seguida.
  9. Junte primeiro uma concha do leite quente a mistura de gemas e amido e mexa rapidamente com uma espátula. Vá adicionando o leite aos poucos, misturando bem e depois volte tudo para panela.
  10. Leve a panela ao fogo baixo e mexa por alguns minutos, até que o creme o engrosse. Em torno de 5 minutos.
  11. Retire do fogo, acrescente a manteiga e misture.
  12. Despeje em um recipiente, misture o doce leite, cubra com um filme plástico em contato com o creme e leve a geladeira para esfriar.
  13. Montagem: pegue uma assadeira limpa, coloque o acetato na lateral e coloque a base de bolo. Se preferir, umedeça-o com uma calda. Por cima coloque o creme de doce leite e alise bem.
  14. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly firme e misture a colher de sopa de doce leite, apenas para adoçar e dar um pouco de cor. Espalhe por cima da torta e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Espero que gostem!

Beijos,

*Receita publicada na edição Jul/2018 da Revista AMAIS

Deixe uma resposta