Risoto de Linguiça, Cebola e Tomilho – Alimentando amizades

Risoto de Linguica Cebola e Tomilho

Esses dias eu pensei “nossa, faz tempo que não faço risoto!”. E para colocar aqui no blog então, faz mais tempo ainda: o último foi em Março de 2017 (veja as receitas de risoto do blog clicando aqui). Aí me lembrei desse risoto de linguiça, cebola e tomilho que adaptei do livro “A Itália de Jamie”, do Jamie Oliver, e que testei ano passado num jantar que fiz em casa para as minhas amigas do antigo trabalho! Como elas super aprovaram a receita da forma que fiz (e eu também), resolvi trazê-la aqui para o blog.

Antes quero falar de amizade! Passaram-se 2 anos desde que saí do trabalho e que deixei de conviver diariamente com algumas pessoas que se tornaram muito importantes para mim, lá fiz laços muito fortes de amizade. Foi um susto para todos quando eu disse que estava saindo e talvez tenha sido uma das decisões mais difíceis que eu tenha tomado na minha vida, pelo menos até agora! Eu não tinha certeza se era a melhor decisão a se tomar, por que é muito difícil saber se o que estamos escolhendo vai dar certo ou não, mas eu tinha uma vontade muito grande de tentar algo diferente. Até agora valeu a pena! E o que me deixa mais feliz é que eu não deixei de encontrar e contar com as amizades que fiz por lá! Sei que mesmo de longe torcem muito por mim!

Mas quando podemos nos reunir é sempre muito bom, para não dizer hilário rs. Na vez do risoto foi assim, uma convocação: marquei dia, hora e local e não aceitaria um “não vou poder” como resposta. Lógico que a data não se manteve, mas depois das devidas adaptações de agenda marcamos o dia e todas confirmaram! “Querem comer o que?” – eu pergunto. As azeitonas, nozes e uva passas são vetadas! kkkkk… ok, restam muitas opções! No dia, eu mandei: “Todas vivas?? Que tal risoto hoje??”. Chuva de corações! rs…

Era uma quarta-feira, meio da semana, aquela correria. Foram chegando, uma de cada vez, Letícia, Fernanda, Marina e Hellen. Abrimos o vinho e aí parece que tudo passou em 1 segundo. É aquele problema, muito assunto acumulado. Imagina em cinco mulheres? Ali fomos contando as novidades, expondo nossas opiniões e anseios, contanto os novos problemas e os não tão novos assim. Os laços de amizade costumam ser carregados de empatia, estamos mais próximos, numa relação de igualdade e isso nos conforta, nos confortamos… A certa altura sempre ficamos saudosistas “lembra aquele dia do sal grosso?” (kkkkkk), “nossa, era díficil, mas a gente se apoiava e ria muito né?”. Aí a comida fica pronta, hummmm, como é bom ver as pessoas que você gosta comendo e gostando da comida que você fez, é um carinho muito grande e recíproco, acho um momento único!! Fico ali só curtindo o instante e pensando “que sorte a minha!”. Choramos de rir de alguma coisa que nem lembramos mais, mas que nos fez leves e felizes naquele momento. Hora de dar tchau! Abraços apertados e a certeza que daqui a pouco chega uma mensagem “Cheguei em casa agora, obrigada por tudo! É sempre bom encontrar vocês! <3”. Foi bom demais a gente ter se encontrado nessa vida né meninas? Amo vocês!

Risoto de Linguiça, Cebola e Tomilho

Rendimento: 4 a 5 porções

Dificuldade: Média

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz carnaroli
  • 4 a 5 cebolas pequenas
  • Em torno de 1,5L de caldo de legumes (prefira sempre o caldo caseiro)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 350 g de linguiça de pernil
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • 1 punhado de pequeno de folhas de tomilho fresco
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
    1. Pre-aqueça o forno a 200º C por 15 minutos. Em uma assadeira coloque a linguiça e mais 3 cebolas inteiras (lavadas e com casca) e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos ou até que as cebolas estejam macias e a linguiça bem cozida. Retire do forno, deixe esfriar um pouco, descasque uma das cebolas, divida em 4 pedaços e reserve. Descasque o restante da cebolas e pique em fatias finas, tire a tripa das linguiças e pique bem miudinho a carne. Mantenha tudo dentro do forno desligado. (Dica: Se quiser um toque crocante frite uma pequena porção do recheio da linguiça e jogue por cima do risoto na hora de servir).
    2. Coloque o caldo para aquecer em uma panela. Quando ferver, abaixe o fogo.
    3. Em um frigideira grande ou panela, adicione 1 colher de sopa de de manteiga. Quando derreter, junte a cebola e mexa até que os pedacinhos fiquem transparentes.
    4. Em seguida acrescente o arroz (sem lavar!) e mexa bem, com o fogo alto, até que todos os grãos estejam bem envolvidos pela manteiga (em torno de uns 2 minutos).
    5. Adicione o vinho e mexa bem, até todo o vinho evaporar.
    6. Com o fogo alto, adicione uma concha do caldo quente e mexa constantemente. Quando evaporar adicione outra concha, continue mexendo e repetindo essa operação por mais ou menos 15 minutos.
    7. Quando os grãos estiverem quase no ponto certo adicione as cebolas fatiadas e a linguiça e misture bem.
    8. Prove o sal e acerte; acrescente a pimenta do reino, a gosto.
    9. Prove o ponto do arroz: ele deve estar cozido, mas não totalmente mole (al dente). Uma dica é esmagar um grão de arroz e verificar em quantos pedacinhos ele se quebra. Se quebrar em 3 estará no ponto certo. Não seque completamente o risoto, se necessário adicione um pouco mais de caldo para terminar de cozinhar e para que ele não perca a cremosidade.
    10. Retire do fogo e adicione o queijo parmesão, a manteiga e o tomilho. Misture bem e sirva a seguir com 1/4 da cebola assada que você reservou por cima do risoto.
amigas
O risoto foi nesse dia aqui
meninas de avental
tipo modelos rs
amigas
encontro de final de ano!
amigas
abraço forte mesmo!!
amigas
cabeluuuudas!

Bom apetite!

Beijos

Deixe uma resposta