Escondidinho de Carne Seca com Catupiry – Dos tempos da faculdade

Receita de Escondidinho de Carne Seca com Catupiry

A receita de hoje é para relembrar os tempos de faculdade! Isso por que o Escondidinho de Carne Seca com Catupiry era um dos meus pratos favoritos do bar The Joy, ponto de encontro frequente da nossa turma de Administração de Empresas nos tempos de Mackenzie e Rua Maria Antonia. Digo nossa por que eu e o Julio fizemos a faculdade juntos!

Tenho saudades, principalmente dos amigos que fizemos e com quem convivemos naqueles árduos anos, mas pra falar bem a verdade, apesar de ter sido uma época muito divertida, foi também de um perrengue danado! Quem já passou por isso sabe como é! Estudar e trabalhar é bem puxado, mas faz parte da vida e conosco não poderia ser diferente. Aprendi muito!! E conheci pessoas muito especiais, que com toda certeza só somaram, me ensinaram e trouxeram muitas alegrias! Saudades de vocês! Lígia, Alann, Fê, Breno, Érika, entre outros! Saudades dos nossos encontros no Joy!

Vocês podem conferir outras receitas com carne aqui. Se você gosta de carne seca, experimente fazer o Baião de Dois da Conceição!

Escondidinho de Carne Seca com Catupiry

Rendimento: 6 a 8 porções

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos (mais 12 horas, antes, para dessalgar a carne seca)

Ingredientes:

  • 100 g de parmesão
  • 1 kg de carne seca dessalgada
  • 2 cebolas roxas
  • 50 ml de azeite
  • 400 g de Catupiry
  • 40 g de pimentas biquinhos
  • 1 xícara (chá) de salsinha
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Com antecedência, lave bem a carne seca em água corrente, para retirar o excesso de sal, coloque-a em uma vasilha grande e cubra completamente com água filtrada. Cubra e deixe de molho por pelo menos 12 horas, trocando a água durante esse período por pelo menos 2 vezes.
  2. Em seguida, coloque a carne em um panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo médio. Após a panela pegar pressão deixe cozinhando por mais 15 minutos. Desligue o fogo e aguarde a pressão sair completamente para abrir a panela.
  3. Ligue o forno à 250º C para pré-aquecer.
  4. Enquanto a carne cozinha, corte as cebolas em fatias finas, lave e pique a salsinha e rale o queijo parmesão. Reserve.
  5. Escorra a carne cozida e com a ajuda de um garfo desfie toda a carne em cima de uma tábua.
  6. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e doure levemente a cebola. Em seguida, junte a carne seca desfiada, prove para acertar o sal se necessário (geralmente não é), tempere com a pimenta do reino e refogue por mais alguns minutos.
  7. Desligue o fogo e misture a salsinha e a pimenta biquinho com a carne.
  8. Em uma assadeira (ou refratário) faça a montagem: coloque um fio de azeite para untar levemente o fundo, espalhe uniformemente a carne. Por cima, espalhe todo o Catupiry e espalhe o queijo ralado.
  9. Leve ao forno por 15 minutos. Se o seu tiver a função grill pode usar para gratinar o queijo. Se não tiver pode usar um maçarico!
  10. Sirva a seguir!

Para acompanhar eu fiz essa abóbora japonesa (ou cabotia) assada em cubos da maravilhosa Rita Lobo (receita aqui). Amo essa receita!! Combina muito!!

Bom apetite!

Beijos,

Escondidinho de Carne Seca com Catupiry
Escondidinho visto de cima, torradinho lindo
Escondidinho de Carne Seca com Catupiry
Escondidinho por dentro
Escondidinho de Carne Seca com Catupiry
No prato, acompanhado dos cubos de abobóra japonesa assada da Rita Lobo

Um comentário em “Escondidinho de Carne Seca com Catupiry – Dos tempos da faculdade

Deixe uma resposta