Salada de Quinoa, Tomate e Pepino

Salada de Quinoa, Tomate e Pepino

A primeira vez que ouvi falar e que experimentei quinoa foi na casa de um amigo do meu pai, quando eu ainda era adolescente. A esposa desse amigo nasceu no Peru, país de origem desse grão, e eles o utilizam pois são vegetarianos e a quinoa é conhecida como uma ótima fonte de proteína vegetal. Lembro-me que ela fez a quinoa assada, o sabor era bem neutro e eu gostei, mas não tentei fazer em casa depois.

Já se passou muito tempo desse episódio e agora a quinoa está bem conhecida por aqui. Em casa se tornou um hábito consumi-la às segundas-feiras, depois de um final de semana de exageros gastronômicos rs. É um acompanhamento leve e fresquinho, além de ter vários benefícios para saúde, como ajudar a reduzir o colesterol! Essa receita é quase como um tabule, só que não uso a cebola pois acho fica mais leve assim, para se consumir na janta. Fica a dica ;). Mais receitas leves aqui.

Salada de Quinoa, Tomate e Pepino

Rendimento: 3 a 4 porções
Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de quinoa em grãos (gosto bastante da mista, vermelha e branca)
  • 4 xícaras (chá) de água (em torno de 1 litro)
  • 2 tomates
  • 1 pepino
  • 1 colher (sopa) de hortelã picada
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
  • Caldo de 1 limão (em torno de 60 ml)
  • 1 colher (chá) de sal
  • Opcional: 1 colher (sopa) de salsinha
Modo de preparo:
  1. Em uma panela média, esquente metade da água. Quando ferver, junte a quinoa, um fio de azeite e uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo e tampada. Verifique se os grãos já estão macios, desligue o fogo, escorra a quinoa em uma peneira, jogue água fria e deixe escorrendo.
  2. Se preferir os tomates sem a pela siga este passo: aqueça a outra metade da água. Enquanto a água ferve, lave os tomates e faça 2 cortes superficiais na pele, na parte de baixo, em forma de x. Coloque os tomates na água quente e deixe por 3 minutos, ou até a pele do tomate começar a levantar. Escorra e passe os tomates na água fria, em seguida retire a pele. Pique os tomates em cubos pequenos e reserve.
  3. Descasque o pepino, pique em cubos pequenos e reserve.
  4. Pique bem as folhas de hortelã.
  5. Junte tudo em uma tigela grande de salada e tempere com o sal, azeite e limão.

Se preferir, deixe a salada na geladeira por alguns minutos antes de servir. Pessoalmente, acho que fica mais gostosa assim!

Bom apetite!

Beijos

*Receita publicada na edição Jan/2018 da Revista AMAIS

2 comentários em “Salada de Quinoa, Tomate e Pepino

  1. Sisters,

    Mais uma receita done! E aprovada!
    Pena que eu nao tinha hortela, pois com certeza daria um up.
    Nunca tinha feito quinua, mas agora que estou nessa fase vegetariana, farei sempre!

    Bjs,
    Carol

    1. As receitas dela são íncriveeeis. Estava procurando uma receita de chocolate, se não me engano. Ai achei esse site helpcozinha.com e o site dela. Ameeei, recomendo sister.

Deixe uma resposta