Estrogonofe de Carne – o favorito de muita gente!

estrogonofe de carne

Outro dia fiz um sorteio no Instagram do blog e aproveitei para perguntar os pratos favoritos do pessoal que me segue por lá! Um prato que apareceu bastante foi o Estrogonofe, que é uma comida eu também amo e ainda não tinha colocado a receita aqui no blog. Hummm, com um arroz branco soltinho e batata palha fica uma delícia né gente?

Quando eu comecei a namorar o Julio ele não comia estrogonofe (por causa do creme de leite) e eu achava isso um absurdo rs… Como assim “não come estrogonofe”?? Quando a mãe dele fazia, separava o frango ou carne refogado com tomate antes de colocar o creme de leite, para ele comer, acreditam? Depois de muita insistência (por que eu sempre fazia estrogonofe) ele começou a comer com o creme de leite e passou a gostar muito, na verdade! rs… Aleluia!

Depois que eu fiz o curso de gastronomia mudei um pouco a receita que eu fazia, comecei a usar os cogumelos frescos (em conserva, nunca mais!), o que eu acredito que muda bastante o sabor! Além de ketchup, eu gosto de usar o tomate sem pele e sem sementes também, que você pode usar o fresco mesmo ou aquele tomate pelati enlatado (tomates pelados) também fica muito bom, mas você pode até não tomates, se preferir. Outro coisa que eu também mudei é que agora uso o creme de leite fresco, o que é bom, pois você pode ferve-lo e ele não irá talhar. Lembre-se disso caso vá o usar o de lata, não deixe ele ferver. Caso você não tenha a manteiga clarificada você pode usar óleo comum para refogar a carne, eu gosto de usar essa manteiga pois acho que o sabor fica melhor! Enfim! Acho o estrogonofe uma receita ótima e que aceita essas e outras adaptações, que você pode fazer de acordo com o seu gosto! Mas não deixe de colocar o creme de leite né, senão não é estrogonofe! rs…

Veja outras receitas com carne clicando aqui.

Estrogonofe de Carne

Rendimento: 6 a 8 pessoas

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

  • 500 g de filé mignon ou miolo de alcatra
  • 200 g de cogumelos champignon frescos
  • 1 cebola
  • 2 tomate sem pele e sem sementes
  • 30 g de ketchup
  • 15 g de mostarda dijon
  • 1/2 colher (chá) de molho inglês
  • 20 g de manteiga clarificada
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 60 ml de vodca ou conhaque
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Corte a carne em tiras ou cubos e tempere com sal e pimenta do reino. Pique a cebola e os tomates em cubinho e fatie os cogumelos.
  2. Em uma panela grande aqueça a manteiga clarificada e sele a carne, em pequenas porções para não juntar água, pois tem que dourar e não cozinhar. Pode ser em 3 partes e mantenha o fogo alto. Retire da panela e reserve.
  3. Abaixe o fogo e refogue a cebola na mesma panela, aproveitando para soltar aquela camada que ficou grudada na panela (isso se chama deglacear). Se necessário, acrescente um pouco de água para ajudar.
  4. Adicione os cogumelo e cozinhe por alguns minutos. Retire tudo da panela e reserve.
  5. Abaixe o fogo e coloque os tomates e a carne na panela, espere até que estejam aquecidos. Coloque a vodca ou o conhaque e flambe.
  6. Adicione os cogumelos, o molho inglês, a mostarda, o ketchup, o creme de leite e misture bem. Prove e acerte o sal (ou a quantidade de ketchup e mostarda, de acordo com o seu gosto) e sirva com arroz e batata palha.

Bom apetite! Espero que gostem!

Beijos,

Estrogonofe de Carne
uma panela de estrogonofe para mergulhar…
Estrogonofe de carne
Combinação perfeita: arroz, batata palha e estrogonofe!

Deixe uma resposta