Biscoito de Polvilho e Farinha de Milho de Diva

Receita Biscoito de Polvilho

Minha mãe tem um caderno antigo com diversas receitas, muitas das quais ela nunca testou! Quero testar boa parte delas e trazê-las aos poucos para cá! Essa receita de Biscoito de Polvilho e Farinha de Milho é uma delas, que eu resolvi testar essa semana. Pensei nela por que esses dias conheci a Dona Diva, amiga antiga da família, que nos fez uma visita há algumas semanas.

Sempre ouvia minha mãe contar alguma história sobre a dona Diva, mas não sabia exatamente quem era, achava até que era parente. Com a recente visita dela minha mãe me explicou que Dona Diva era sobrinha de uma das tias da minha mãe, Tia Mariquinha, pela parte do marido dela. Elas eram muito chegadas, por isso Diva estava sempre reunida com a família da minha mãe. Minha mãe é uns 10 anos mais nova que ela e conta que se lembra de Diva jovem como professora primária lá em Tatuí, que levava muito a sério a função.

Dona Diva é uma senhora alta e de olhos verdes, que ficou muito feliz em saber que tínhamos a receita dela de biscoito de polvilho e farinha de milho anotada! Mas ela queria saber mesmo qual era a receita de um outro biscoito de polvilho chamado “bananinha”, receita da minha avó Romilda! Essa receita eu não tenho, mas vou tentar descobrir, pois deve ser muito boa também! Se eu descobrir vou lá contar pra ela!

Quando eu estava testando a receita achei que o sabor combinava muito com alecrim! Se você gosta é só adicionar um pouco a massa antes de assá-los!

Veja outras receitas de petiscos aqui.

Biscoito de Polvilho e Farinha de Milho

Rendimento: 20 biscoitos

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • Alecrim (opcional)
Modo de preparo:
  1. Pre-aqueça o forno a 200º C.
  2. Misture a farinha de milho e o polvilho em uma vasilha grande e reserve.
  3. Aqueça o azeite e o leite (separados) até ferver e jogue por cima da mistura de farinha de milho e polvilho e misture bem.
  4. Quando a mistura estiver morna junte o ovo batido e o sal (cuidado, se estiver muito quente vai cozinhar o ovo).  Se a massa estiver muito dura e quebradiça acrescente um pouquinho mais de leite.
  5. Modele os biscoitos do tamanho e formato de um dedo (quanto mais fininhos, mas crocantes ficarão). Coloque na forma untada com espaço de pelo menos 1 cm entre eles.
  6. Leve ao forno para assar por 20 minutos, ou até que estejam dourados.

*A massa pronta pode ficar na geladeira por até 1 semana.

Agora é só passar um café fresquinho e aproveitar! Hummmm.

Bom apetite!

Beijos,

Deixe uma resposta