Bruschettas de Tomate e de Gorgonzola – Mais um pouco da Itália

Receita Bruschettas de Tomate e de Gorgonzola

Já viram a quantidade de posts aqui sobre a Itália (se não, veja aqui), mas mais uma receita italiana nunca é demais né? E uma receita que fiz (e comi) muitas vezes é a de Bruschetta! Essas Bruschettas de Tomate e de Gorgonzola são ótimas entradas, só cuidado para não comer demais e não aguentar o prato principal (bem comum de acontecer aqui em casa rs).

Antes da receita vou falar um pouco da viagem que fizemos para a Itália em 2015, eu diria que ela foi um divisor de águas para mim, no sentido gastronômico da coisa (e consequentemente pessoal também). Pouco antes da viagem nós assistimos aquele documentário do Netflix chamado “Chef´s Table”, o primeiro episódio é sobre o chef italiano Massimo Botura e sua Osteria Francescana, em Modena. Se não assistiu, assista. Quem não terminar o episódio querendo ser amigo do Massimo e fã da comida italiana me avisa, por que eu terminei assim… fascinada!

Quando fui pra lá descobri que é assim mesmo, a Itália fascina a gente. Desde a velhinha que puxou papo no metro de Roma (e falou que achava lindas as novelas ítalo-brasileiras, tipo “Terra Nostra”, fofa) até a peculiar e caótica Veneza, onde é impossível não se perder pelo menos uma vez! rs…

Mas voltando a falar de comida e do nosso roteiro por lá: passamos por Capri, para conhecer as águas cristalinas, azuis e frias e a salada caprese, foi uma passagem rápida. Chegamos a Roma pelo porto e logo no primeiro dia comemos o melhor bucatini a matriciana da vida, bem apimentado, para depois conhecer uma massa diferente, chamada trofie, com um molho pesto delicioso! A primeira bruschetta da viagem foi em Roma também, em um pequeno restaurante, onde limpamos os pratos de macarrão ao sugo, e que ficava próximo a Fontana de Trevi (que na época ainda estava em reforma)! A comida era simples e maravilhosa! Depois de andar por Roma igual loucos, comer o primeiro cannoli maravilhoso da viagem, provar de tudo um pouco e nos divertir nos mercados (tomates, queijos e embutidos maravilhosos e baratos), seguimos viagem para Florença e Toscana. Ficamos deslumbrados com a magnitude do Duomo e com a variedade cultural e gastronomica da região. Nos deliciamos provando de tudo no mercado central, mais bruschettas, umas bem diferentes, novos cannolis, comemos meio frango (literalmente), bisteca a fiorentina e o melhor ravioli de ricota e espinafre da vida! Provamos uma pizza deliciosa em Siena, o melhor sorvete do mundo em San Giminiano e um lanche chamado “Porchetta” em Lucca, coisa boa. Seguimos viagem para Bolonha, local mais próximo de Modena e daquilo que vimos no documentário do Netflix! E ela não nos decepcionou! Comemos o sagrado torteline, tanto ao ragú bolonhesa quando no brodo, o original Parmegiano Reggiano e doces surpreendentes como o creme de mascarpone com cacau e uma espécie de sonho recheado com creme de pistache (divinos). E de Bolonha veio a minha querida maquininha de macarrão! Fechamos a viagem em Veneza, provando um salgadinho de grão de bico muito bom, um macarrão com aliche e farofa de pão, bem diferente, mais cannolis e finalmente o tiramissú! Ufa!

Óbvio que teve muito mais coisa! Mas o melhor com relação a gastronomia foi isso! Até hoje me pego sonhando com essa viagem, sonhando em voltar! Cada vez que eu provo algo semelhante a este pratos por aqui, lembro de tudo que vivemos por lá, e isso é o melhor de viajar. Voltamos mais “ricos” de memórias e paladar! Com quilinhos a mais e boas histórias! Viva a Itália! Agora sim, faça a receita, encha uma taça de vinho e se imagine na Itália!

Bruschettas de Tomate e de Gorgonzola

Rendimento: 4 a 6 porções

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes:

  • 500 g de pão italiano em fatias
  • 1 dentes de alho grande
  • 2 a 3 colheres de sopa de manjericão
  • 2 tomates
  • 100 ml de azeite extra virgem
  • 150 g de parmesão ralado grosso
  • 100 g de requeijão
  • 100 g de queijo gorgonzola
  • Sal e Pimenta do Reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Acenda o forno para pre-aquecer a 200ºC.
  2. Descasque o alho e esfregue nas fatias de pão. Espalhe os pães pelas assadeiras e reserve.
  3. Pique o tomate em cubinhos e tempere com o restante do alho espremido, sal, pimenta do reino, azeite e o manjericão. Reserve.
  4. Amasse o queijo gorgonzola em um prato e misture com o requeijão e um pouco de azeite, até ficar bem homogêneo. Se quiser, acrescente também um pouco de pimenta do reino.
  5. Monte metade das bruschettas com a mistura de tomates e espalhe pamesão por cima; na outra metade espalhe bem a mistura de gorgonzola e requeijão.
  6. Leve ao forno por 15 minutos, ou até que os queijos estejam bem derretidos! Retire e sirva a seguir.

Bom apetite!

Beijos,

Bruschettas de Tomate
Bruschettas de Tomate antes do queijo e do forno
Bruschettas de Tomate
Com o queijo parmesão por cima
Bruschettas de Gorgonzola
Bruschettas de Gorgonzola
Bruschettas de Tomate
Bruschettas de Tomate
Bruschettas de Gorgonzola
Bruschettas de Gorgonzola
Vaticano, Itália
Ju e eu no Vaticano
Veneza, Itália
Nós em Veneza

2 comentários em “Bruschettas de Tomate e de Gorgonzola – Mais um pouco da Itália

  1. ESTOU PASSANDO MAL.

    hahahaha. a descrição dos locais que vocês passaram x o que vocês comeram chama-se maldade.
    mas obrigada por compartilhar as receitas, heheheh
    beijo!

Deixe uma resposta