Creme de Milho Verde – Rústico e Caipira

Amo creme de milho verde! Essa é a receita da minha mãe, bem simples, rústica e caipira! ❤🌽🚜 #oquevaiternajanta
Receita Creme de Milho Verde

Essa semana minha mãe me ensinou a fazer creme de milho verde, que também chamamos de mingau de milho verde, uma coisa que eu amoooo! Na primeira vez que tentei fazer, ela me ensinou daquele jeito (como a receita do Bolo de Fubá), falando “vai Júlia, vai mexendo aí” e me largou com a panela no fogo e sem muitas orientações… aí não deu muito certo rs… não mexi o suficiente e não acrescentei o bastante de água, ficou grosso… ainda assim eu comi de gosto rs…

Aqui no sítio é mais ou menos assim: vai chegando o final da semana ou alguma data especial e a gente já vai pensando no que vai fazer, já começa a organizar. Esta semana ganhamos um frango de cada primo e minha mãe decretou: vamos fazer frango cozido com creme de milho verde e chamar todo mundo pra comer aqui! Meu tio Li (o do bolo de milho sensacional) foi atrás de um bom milho verde e fez a parte trabalhosa de limpar e ralar. Então, eu resolvi aprender de vez a fazer o creme de milho, mas dessa vez usei o caldo de legumes caseiro e mexi bastante! Deu certo! Mesmo uma quantidade absurda (daria para mais ou menos 30 pessoas)! A próxima receita que preciso aprender é a do frango cozido, que com esse creme de milho fica sensacional! Ah, este é um creme de milho verde caipira, por isso é ralado (não batido) e não é coado. Como diria minha mãe, é rústico!

E na reunião já começamos a falar do Natal: que dia será o sorteio do amigo secreto, se cada um trará um prato, se terá lugar para todo mundo sentar… Ai, como bom planejar tudo isso! Que venha o Natal!

Creme de Milho Verde

Rendimento: 6 a 8 porções

Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:
  • 500 g de massa de milho verde ralado (de 8 a 10 espigas pequenas)
  • Em torno de 1,5 l de caldo de legumes caseiro ou água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de sal
Modo de preparo:
  1. Lave as espigas e retire o máximo dos cabelinhos que conseguir. Para retirar o milho da espiga, use o lado mais grosso do seu ralador e rale o milho até obter a quantidade de “massa” desejada.
  2. Aqueça a água ou o caldo de legumes.
  3. Em uma panela grande, coloque o óleo, a massa de milho e o sal. Ligue o fogo médio, comece a mexer e vá acrescentando o líquido. Mexa constantemente por 25 a 30 minutos, ou até que o creme esteja cozido ao seu gosto. Pode variar com a potência do seu fogão.
  4. Depois de pronto, desligue o fogo e acrescente a manteiga, misturando até que esteja completamente derretida. Sirva a seguir!

Bom apetite!

Beijos,

creme de milho verde
Creme de milho verde numa louça mais bonitinha
creme de milho verde
Frango cozido e creme de milho verde

Deixe uma resposta