Sardela do Julio – Para as festas de final de ano

Receita de Sardela

Agora que as festas de final de ano estão chegando, eu lembrei logo dessa receita de Sardela. Isso por que há 12 anos que a maior parte das vezes nós comemos sardela na ceia de Ano Novo, feita com muita destreza pelo Julio. Segundo ele, foi uma das primeiras receitas salgadas que ele aprendeu a fazer.

Essa é uma receita para quem realmente gosta de pimentão vermelho, pimenta calabresa e anchovas ou aliches salgadinhos. Para falar bem a verdade, antes de provar a que o Julio faz, eu tinha uma lembrança não muito boa, daquela sardela de “couvert”, que eu sinceramente não gostava. Achava apimentada e salgada demais, coisa de criança acho. Preferia o pãozinho com manteiga rs…

Depois que provei a sardela do Julio eu passei a amar essa espécie de patê de origem italiana, com um pão fresquinho então, hum…. Amo até o cheiro do pimentão sendo refogado! Pra variar tenho me segurar para não comer demais!!

Amo essa época… estou com uma expectativa enorme para o mês de Dezembro!! A partir desse mês teremos 2 receitas publicadas por edição da Revista AMAIS, aqui de Boituva e região! Além disso, em breve teremos novidades para quem segue o blog e ama cozinhar! E mais importante de tudo, neste mês todos ficamos mais unidos e as reuniões são cheias de amor, risadas e boa comida! Quer coisa melhor? Só energia boa!

Espero que o seu mês de Dezembro seja ótimo e que você possa celebrar com quem ama!! É tempo de agradecer e se preparar para o próximo ano! =)

Se quiser mais opções de receitas de petiscos para servir nas festas de final de ano, veja clicando aqui.

Sardela

Rendimento: mais ou menos 150 g (depende dos pimentões)

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos

Ingredientes:

  • 2 a 3 pimentões vermelhos médios
  • 50 g de filé de Sardinha Anchovada ou Aliche (ou 125 g de sardinha comum)
  • 100 ml de azeite de oliva de boa qualidade (cuidado para não usar um muito ácido)
  • 8 grãos de erva doce
  • 1/3 de colher (chá) de orégano
  • Pimenta Calabresa a gosto
  • Sal a gosto (geralmente não precisa)
Modo de preparo:
  1. Abra os pimentões, retire as sementes e aquela pele interna branca e corte em cubos.
  2. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue os pimentões até que estejam amolecidos, mais ou menos 20 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar (pode ser na geladeira, por uns 20 minutos.
  3. No liquidificador, bata bem os pimentões, a sardinha, a erva doce, o orégano e a pimenta. Prove e se necessário acrescente mais azeite e acerte o sal.
  4. Coloque numa vasilha e leve a geladeira, ou sirva em seguida. Eu gosto dela mais geladinha.

Sirva com um delicioso pão italiano!

Bom apetite!

Beijos,

Receita de Sardela
Sardela vista de cima
Receita de Sardela pimentões vermelhos
Pimentões vermelhos
Receita de Sardela sardinha anchovada aliche
Sardinha Anchovada
Receita de Sardela temperos
Orégano, pimenta calabresa e sementes de erva doce

Deixe uma resposta