Macarrão com Molho de Camarão e Linguiça – Terra e Mar

Macarrão com Molho de Camarão e Linguiça, misturando Terra e Mar!! Vem ver o post de hoje! 🍝😍🦐 #oquevaiternajanta
Macarrão com Molho de Camarão e Linguiça

À primeira vista esse Macarrão com Molho de Camarão e Linguiça pode causar um pouco de estranheza… mas supere o preconceito e faça essa receita, utilizando uma boa linguiça artesanal e camarões frescos! Olha… eu poderia dizer que você vai viciar! Já tinha visto e ouvido falar de molhos que misturam duas proteínas, uma da terra e uma do mar, mas a primeira vez que provei foi em um restaurante de Pinheiros, em São Paulo. Era um molho picante de lulas e linguiça e estava muito bom, foi surpreendente!

Aproveito as idas a São Paulo para comprar peixes e frutos do mar frescos no Ceasa. Não tem jeito, no interior é muito mais difícil de encontrar e/ou muito caro… tudo bem que o Ceasa também não estava lá aquelas coisas viu… a lula estava R$ 60/quilo e o camarão estava R$ 85/quilo. Comprei um pouco só para matar a vontade. Quando chegamos em casa os primos Re e Dani nos deram uma linguiça artesanal apimentada Húngara, trazida diretamente do… Paraná! rs… Aí pensei, por que não fazer um molho Terra e Mar?

Mais receitas com camarão aqui, outros molhos de macarrão aqui.

Macarrão com Molho de Camarão e Linguiça – Terra e Mar

Rendimento: 4 a 5 porções

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes

  • 120 g linguiça fina defumada (pode ser picante)
  • 200 g de camarões médios
  • 400 g de macarrão (bavete ou linguine)
  • 4 tomates italianos ralados
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 cebola cortada em cubinhos
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (sopa) de cebolinha picada
  • 1 colher (sopa) de manjericão
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Pique a linguiça em pedacinhos de mais ou menos 1 cm. Coloque o azeite em um frigideira grande e refogue a linguiça por cerca de 3 minutos. Retire da frigideira e reserve.
  2. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto e na mesma frigideira (sem levar e bem quente) doure os camarões por 3 minutos. Retire e reserve.
  3. Agora refogue a cebola e o alho na mesma frigideira até que estejam levemente dourados.
  4. Junte o tomate, a água e o sal e deixe ferver. Em seguida abaixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos 25 minutos, mexendo de vez em quando. Se a água estiver evaporando rápido demais coloque uma tampa, mas não se esqueça de mexer!
  5. Enquanto o molho cozinha, aqueça 2,5 litros de água em uma panela grande. Quando ferver, acrescente o sal e coloque o macarrão para cozinhar. Siga as instruções de tempo de cozimento da embalagem (normalmente 8 minutos). Mexa um pouco no início para evitar que o macarrão grude. Depois de cozido, escorra e reserve.
  6. Enquanto o macarrão cozinha, adicione as linguiças e o camarão ao molho. Prove e acerte o sal. Em seguida acrescente a pimenta do reino, a salsinha e a cebolinha, e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  7. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão inteiras, ou grosseiramente rasgadas e junte o macarrão, misturando bem com o molho.
  8. Se preferir, coloque o macarrão em um prato e jogue o molho por cima!

Bom apetite!

Beijos,

Macarrão com Molho de Camarão e Linguiça
E esse prato de concha gente?! Tão lindo, to apaixonada por ele!

Deixe uma resposta