Bolo de Fubá da Mãe

Receita de Bolo de Fubá da minha mãe! Rápida, fácil e deliciosa! #oquevaiternajanta 😋💖🍰
Receita de Bolo de Fubá

Essa receita de bolo de fubá eu aprendi essa semana com a minha mãe. Foi meio na marra, assim, por que minha mãe costuma fazer esse bolo toda semana para alimentar os trabalhadores do sítio no meio das manhãs, e dessa vez veio o trovão: “Júlia, dessa vez você que vai fazer!”. Ok né, quem sou eu pra discordar? rs…

Então pedi para ela me passar a receita. Eu, no meu ritmo lerdo, de quem tem que separar todos os ingredientes antes de começar a receita por que senão ou me esqueço de algum ou no meio da receita percebo que falta na despensa, e ela me apressando para começar logo kkkkk “unta a forma Júlia! Já ligou o forno? Faz no meu forno para gastar menos gás, acho que o seu não dá conta… Já começou?”. Caaaaaalma mãe! rs… Peço as medidas em xícaras, e ela diz que não sabe, que usa qualquer copo. Bom, para facilitar a vida, usei um copo americano! Podem usar que dá certo!

Perguntei onde ela tinha aprendido essa receita, segundo ela foi empiricamente, ou seja, na base da tentativa e erro. E cada vez ela inventa de por alguma coisa, para dar um “tchan”. Uvas passas, goiabada, melado… uma vez ela colocou um queijo que ficou tão duro que pegava a gente de surpresa no meio do bolo macio rs… mas tenho que confessar que sempre ficou muito bom e que não dura muito tempo! Meus tios adoram!

Depois de quase 6 anos morando na minha própria casa, voltei a morar com a minha mãe. Todo mundo diz como é difícil voltar a morar com os pais uma vez que você já saiu de casa… e minha mãe é daquelas matriarcas que gostam de comandar e dizer como as coisas devem ser feitas, fora as manias diferentes que temos. Eu também tenho a personalidade forte, então as vezes sai um pouco de faísca. Mas é como diz o Julio, os pontos positivos dessa mudança são maiores do que os negativos, com certeza são. Então temos aproveitado nossas afinidades, como fazer tudo ouvindo música. Se deixar ficamos o dia todo com o rádio ligado… eu falo “nossa mãe, faz tempo que não ouvimos Mercedes Sosa né?” e eu abro o abençoado Spotify e ambas suspiramos e tocamos a vida. Acaba com qualquer ponto de discussão. E hoje em dia até que eu consigo ensinar algumas coisas de cozinha para ela, que muito turrona, admite que não sabia. Eu com certeza tenho aprendido muito mais, dada a maior maturidade de agora. E assim seguimos, muito melhor do que estávamos antes. =) Só falta a Má para completar o caos… não há um só dia que não falemos nela, em como gostaríamos que ela estivesse pelo menos mais perto. Um dia com certeza estará, mas enquanto isso vamos nos contentando com os feriados!

A receita do bolo de fubá é fácil, feita no liquidificador inclusive. Só não pode bater muito, para não solar o bolo, e misturar bem o fermento e o bicarbonato peneirados. Espero que gostem! 😉 Outras receitas de bolo aqui.

Bolo de Fubá da Mãe

Rendimento: de 10 a 12 pedaços

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 copo de açúcar cristal
  • 3/4 de copo de leite
  • 1/2 copo de óleo de soja (ou outro de sua preferência)
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • 2 copos de fubá fino
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de erva doce (opcional)
Modo de preparo:
  1. Ligue o forno para pré-aquecer na temperatura máxima.
  2. Unte uma forma média de buraco no meio.
  3. Bata os ovos e o açúcar no liquidificador por 1 minuto.
  4. Em seguida, junte o leite, o óleo, a manteiga, o fubá, a farinha e a pitada de sal e bata por mais ou menos 2 minutos, até que fique bem homogêneo.
  5. Jogue a mistura em uma tigela e peneire o fermento e o bicarbonato por cima, misturando bem. Misture a erva doce.
  6. Coloque na forma, diminua a temperatura do forno para 200º e asse por 30 minutos, até que fique bem dourado e passe no teste do palito.

Beijos,

Receita de Bolo de Fubá
Bolo de Fubá, visto de cima

2 falando de “Bolo de Fubá da Mãe

  1. E não passa nem uma manhã, uma tarde ou uma noite sem que eu pense em vocês, em contar algo, em mostrar algo ou só ouvir a voz e ver mesmo. O silencio é apenas defesa pra ver se dói menos. Vida danada essa que coloca mais km ao invés de menos entre nós. Desejo apenas que nossos filhos possam sentir o mesmo amor e admiração por nós e seus irmãos. Serão felizes e terão seus dias melhores, assim como eu. Todo meu amor

Deixe uma resposta