Galinhada Caipira à minha moda

Estamos de volta (!!!) com uma receita especial: Galinhada Caipira (à minha moda)! #oquevaiternajanta 😋🥘💖🏡
Receita de Galinhada Caipira

Estou de volta essa semana (depois de bastaaaante tempo, eu sei, desculpem a ausência) para falar de muitas coisas. Não neste post, pois ficaria cansativo demais… rs… Então vou contar primeiro de onde veio a inspiração para esta receita de Galinhada Caipira e depois eu falo um pouco o porquê fiquei tanto tempo sem postar no blog!

Essa semana faço 6 anos de casada! Meu Deus, como passou rápido… Todo mundo deve pensar assim, mas é que fazer uma festa de casamento dá tanto trabalho e é tão intenso, que no dia parece que passa num segundo! Mas aos poucos nos damos conta da quantidade de lembranças boas que temos daquele dia, e com o ponto de vista de cada pessoa presente, vemos como foi intenso e bom! E uma das lembranças que as pessoas mais comentam conosco, até hoje, é do dia seguinte ao casamento. Casamos no sábado, e no domingo fizemos uma galinhada caipira no sítio, e apesar da pouca estrutura existente na casa da minha mãe a época, não há quem diga que aquele dia não foi muito bom. Comida boa e ótimas companhias, comentários divertidos sobre o casamento e a própria atração que é o sítio em si, com todas as pessoas especiais e os mais diversos bichos que vivem nele… a aura daquele dia estava boa demais!

Mas naquele momento eu nem sabia cozinhar direito, por isso a galinhada não foi feita por mim. Então agora decidi aprender a fazê-la, por que acabo de me mudar para o sítio (por isso o sumiço, quem já passou por mudança sabe como é =P) e pretendo receber meus parentes e amigos para reviver a lembrança daquele dia. E de quebra, foi a primeira vez que eu cozinhei no fogão a lenha! rs… minha mãe me desafiou e até que dei conta! Fiquei bem feliz com o resultado e espero que vocês gostem também!

Galinhada Caipira

Rendimento: 8 a 10 porções

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes:

  • 1,5 kg de frango (se for caipira melhor – e eu usei apenas as sobre-coxas, cortadas pela metade)
  • 1 linguiça calabresa defumada
  • 170 g de bacon
  • 700 g de arroz
  • Suco de 1 limão
  • 3 litros de caldo caseiro de legumes
  • 60 ml de azeite
  • 1 dose de cachaça
  • 4 tomates
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 5 g de açafrão da terra em pó
  • 1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
  • 1 maço de cheiro-verde
  • Sal a gosto
Modo de preparo:
  1. Tempere o frango com sal e o suco de limão e reserve.
  2. Pique a calabresa, o bacon, o tomate e a cebola em cubinhos e esprema o alho. Reserve.
  3. Ponha o caldo de legumes para aquecer.
  4. Escorra o caldo do limão do frango e doure os pedaços em uma panela grande e quente (sem óleo, pois o frango já tem bastante gordura). Quando estiverem bem dourados, retire da panela e reserve.
  5. Na mesma panela (sem lavar) aqueça o azeite e doure a calabresa e o bacon por alguns minutos, em seguida junte a cebola e o alho e mexa mais pouco. Por último, junte o arroz e refogue bem, mexendo e misturando tudo.
  6. Quando o fundo da panela já estiver ficando marrom (com os temperos grudados), junte a cachaça e mexa bem até que todo esse tempero se desprenda. Junte o tomate e refogue tudo por mais 2 minutos.
  7. Volte o frango para a panela, acrescente a pimenta dedo-de-moça, o açafrão, um pouco de sal e o caldo de legumes até cobrir tudo. Misture bem e abaixe o fogo.
  8. Continue acrescentando caldo e mexendo de vez em quando, até eu o arroz esteja macio.
  9. No ponto desejado, desligue o fogo, acerte o sal e salpique com o cheiro-verde.

Bom apetite!

Beijos,

Galinhada Caipira
Galinhada Caipira e um copinho de caipirinha rs
Recém-casados
O Ju e eu, no dia seguinte ao casamento ❤
Julio
Julio e o seu pratinho de galinhada =)

Deixe uma resposta