Bolo de Mel que equivale a um pedido de casamento

Bolo de Mel que equivale a um pedido de casamento! #oquevaiternajanta 💕🍰💍
Bolo de mel

Segundo minha mãe, é isso que Maércio dizia para Tia Maria sobre esse bolo de mel: “Iá, ele equivale a um pedido de casamento”.

Olha, fui pedida em casamento de outra maneira irrecusável, mas se ele tivesse me dado esse bolo estou certa de que diria sim também.

Bom, o fato é que essa é uma receita Judaica feita no Ano Novo, o Rosh Hashaná, afim de que o Novo Ano seja bom e doce e Tia Maria fazia esse bolo muito raramente lá em casa, quando minha mãe pedia e quando um bom mel aparecia. E até hoje, todas as vezes que citamos o bolo de mel, minha mãe solta uma “trovoada”: “tem que ser com mel bom, hein?!”.

Minha Tia se dedicava profissionalmente a um lar judeu, a coordenar a limpeza, o cardápio, jantares, roupas, mas passava longe de ser uma “Jewish Mom”. Era firme por demais… rs.

E mais uma vez lembro-me dela e da precisão na cozinha, da firmeza das mãos, do foco e da objetividade. Cheia de método ela preparava todas as coisas nem com pressa e nem com vagarosidade, no tempo. Sempre disposta e disponível para agradar minha mãe e a nós. A presença dela em São Paulo fez nossa vida melhor. Era nossa família mais presente. Eu sinto saudades de atender aos seus telefonemas quase diários pra saber de nós. Sei o telefone até hoje. Muitas saudades. Queria muito ter podido conviver com ela agora, mais velha…teria sido tão bom. Mesmo assim, já sou grata por essas lembranças. São tão doces quanto este bolo.

Faça para quem você gosta. Faça quem você gosta feliz.

Bolo de Mel

Rendimento: 2 assadeiras médias (você pode fazer 1/2 receita)

Dificuldade: Difícil

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

  • 7 ovos
  • 1 e 1/2 copo de açúcar
  • 1 copo de mel
  • 1/2 copo de óleo
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 pitada de bicarbonato
  • Opcional: 1 porção de amêndoas e uvas passas levemente enfarinhadas
Modo de Preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 200º.
  2. Unte a forma de sua preferência. Duas formas para uma receita inteira.
  3. Bata as claras em neve em picos firmes. Em seguida, junte as gemas.
  4. Reduza a velocidade da batedeira em 1 nível, junte o açúcar e continue batendo bem até obter um creme fofo e amarelinho.
  5. Em outra vasilha, peneire juntos a farinha, o fermento e o bicarbonato.
  6. Com movimentos delicados e de baixo para cima, acrescente alternadamente a farinha, o mel e o óleo à mistura de ovos. Continue misturando (delicadamente) até que esteja homogêneo. Acrescente as amêndoas e passas opcionais aqui e misture antes de levar ao forno,
  7. Leve ao forno por 30 minutos, e não abra a porta antes dos 15 primeiros minutos. Passado o tempo faça o teste do palito, se necessário deixe mais alguns minutos, ou apenas desligue o forno e deixe o bolo lá mais um tempinho, pois é provável que ele já esteja bem dourado (segundo minha mãe, devido à boa qualidade do mel).
  8. Deixe esfriar e desenforme. Fica ótimo acompanhando um bom cafézinho! 😉

Beijos,

bolo de mel
Bolinho de Mel

 

Deixe uma resposta