Iogurte Caseiro – O que a Grécia deixou em nós

A busca pelo iogurte grego mais grego do Brasil começou para mim logo depois da minha visita a Atenas. Eu já era obcecada por iogurtes, mas depois de conhecer os verdadeiros…ai ficou insuportável.

Foi então que encontrei pessoas tão obcecadas quanto eu, que transmitiram várias dicas e descobertas importantes, na tentativa de reproduzir aquela maravilha.

Contudo, depois de também conhecer a Grécia, a Júlia enamorou-se pelo mesmo assunto e acrescentou algumas nuances a esse veludo…A esse pedaço de nuvem branquinha e cremosa…

A Grécia é um enorme e maravilhoso clichê, daqueles bem óbvios. Tão óbvios que você quase não dá importância. Mas quando você a conhece… é difícil não se apaixonar. É quente, cheia de historia, hospitaleira, alegre, com sabores, sons e aromas que te lembram vagamente algumas coisas que você conhece. Isso porque uma boa parte do que somos hoje veio de lá. O mar é lindo, a comida é deliciosa e a historia é de encher os olhos… quero voltar lá um dia.

Bom, sobre o iogurte, alguns fatos precisam ser ditos.

O primeiro segredo é usar leite fresco, aquele que da teta da vaca não demorou mais do que alguns dias pra chegar até o mercado. Leite da Fazenda, Xando ou outros similares, fresco (DE CAIXINHA NÃO, DE JEITO NENHUM). Isso porque o processo de pasteurização mata o que é ruim e o que é bom também, incluindo aí aquele pessoal que faz o leite virar iogurte e queijo (IMPORTANTE E LAMENTÁVEL: MUDEI-ME PARA O RIO DE JANEIRO E NUNCA MAIS ENCONTREI LEITE FRESCO).

Outra coisa é que, como diz meu Tio Li, tem que colocar gordura….rs….o segredo é a “graxinha”. Ou seja, leite tipo A. Algumas receitas até acrescentam creme de leite fresco.

Mas por que colocar creme de leite fresco? Isso porque nosso leite Integral não vem com toda a gordura que deveria. Ele é “emagrecido” antes de ser comercializado e o iogurte grego vendido no supermercado é acrescido de amido (oi?) pra ficar cremoso. Logo, não existe iogurte grego light na Grécia. E nem aqui.

Pronto, considerações feitas, agora podemos começar:

Iogurte Caseiro

Rendimento: 5 porções

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 25 minutos + 8 horas de descanso

Ingredientes

 
  • 1 litro de leite fresco tipo A
  • 1 copo de iogurte natural sem sabor (170 g)
Opcional:
  • 1 fava de baunilha
  • 250 ml de creme de leite fresco
 
Modo de Preparo
  1. Leve o leite ao fogo em uma panela e aqueça-o bem sem deixar ferver. Controle o fogo para que ele não fique tão forte e sugiro não sair de perto do fogão, mexendo o leite por aproximadamente 10 minutos. Isso serve pra evaporar um pouco da água e concentrar mais o leite.
  2. Transfira o leite para um refratário ou tigela de cerâmica e deixe esse leite esfriar até que você possa colocar o dedo dentro por 10 segundos sem se queimar. Se for usar o creme de leite fresco, essa é a hora de misturar. IMPORTANTE: o processo ocorre sem interferências quando utilizamos o vidro ou a cerâmica. Plásticos e metais nessa hora não ajudarão em nada.
  3. Quando seu termômetro/dedo indicar a temperatura correta (45º), acrescente o iogurte e misture com delicadeza incorporando-o totalmente ao leite.
  4. Tampe totalmente seu refratário com plástico filme (e tampa, se tiver) e envolva em um cobertor ou toalha. Para não ficar refém do clima da sua cidade, aqui sugiro colocar o recipiente agasalhado com cuidado em uma sacola térmica, uma caixa térmica, o forno micro-ondas, o forno do fogão (pode aquecer levemente se estiver muito frio) ou um lugar que seja bem abafado aí na sua casa.
  5. Deixe a magia acontecer por 8 horas, no mínimo, e … tadáh!!!!! Iogurte!!!
  6. Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira.

Consuma como preferir. Mel, açúcar, geleia, granola, frutas, prepare molho de saladas e aquele bolinho esperto.

Opcional 1:

Você pode ferver o leite com uma fava raspada de baunilha caso queira acrescentar a esse creminho com um sabor mais delicioso ainda. Retire as favas antes de misturar o iogurte.

Opcional 2 – para um Iogurte Grego:

Se quiser sentir-se em Atenas, saboreando essa delicia com vista ao monte Olimpo, você pode drenar o iogurte pronto em uma peneira forrada com um pano bem limpinho (em cima de outra vasilha). Deixe por 6 horas na geladeira e terá quase um queijinho.

Divirta-se!

Um beijo,

Deixe uma resposta