Molho de Tomate com Folhas de Mostarda da Vó Rosa

Vem aprender essa receita da Nona, o prato favorito do Julio! E mangia que te fa bene! #oquevaiternajanta ❤🍝
Molho de Tomate com Folhas de Mostarda

Para quem não cresceu em uma família italiana, o molho de tomate pode ser uma coisa banal. Apesar de bem paulistana, com direito a sotaque carregado e tudo, eu não sou descendente de italianos, e na minha casa o macarrão mais comum era ao alho e óleo mesmo, às vezes com brócolis, e eu já amava! Mas quando eu comecei a namorar com o Ju as coisas mudaram bastante… e acabei por aprender, dentre outras receitas, a fazer esse molho de tomate com folhas de mostarda!

Ao entrar para uma família italiana você aprende a importância de um molho de tomate bem feito. Aprende a ficar de olho no preço do tomate e no estoque da geladeira (não pode faltar nunca kkkkk). Aprende a escolher o tomate certo para fazer o molho, e mais de uma forma de fazê-lo. Aprendemos juntos e encontramos a nossa fórmula, por que reproduzir o sabor do molho da Nona ou da mãe dele é impossível! Cada uma tem seu toque e o seu jeito de fazer, os resultados são diferentes e maravilhosos. Enfim, aprendi a apreciar e valorizar muito o molho de tomate.

Mas havia uma receita em especial que eu não tinha tentado fazer ainda. Não é um molho de tomate comum, é simplesmente o molho preferido do Ju! Segundo ele mesmo, aquele que pediria se estivesse no corredor da morte kkkkk. Sim, bem dramático assim que é pra fazer você pensar em qual seria a sua última refeição, se você pudesse escolher. Por que não basta ser o favorito, tem que ser profundo mesmo! Ele faz essa pergunta para todo mundo, e atualmente meu prato favorito é o bobó de camarão!

Lembro da primeira vez que fui na casa da Nona, do abraço gostoso que ela me deu e como me senti acolhida por essa família naquele instante. Essa receita é dela, mas a melhor versão é feita por ela do começo ao fim, com um macarrão caseiro chamado Cavatelli. A mãe do Ju costuma usar o Oricchietti, mas dessa vez eu não encontrei no mercado, então fiz com Farfalle, que fica ótimo também. A receita tem vários passos, mas eu garanto a vocês que vale muito a pena, as folhas de mostarda dão um toque especial ao molho, será diferente de todos que você já provou! E você, qual o seu prato favorito?

Molho de Tomate com Folhas de Mostarda

Rendimento: 4 a 6 porções

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes:

  • 2 cenouras
  • 150g de vagens
  • 1 maço de folhas de mostarda
  • 8 tomates maduros
  • 1/2 pimentão vermelhos
  • 2 cebolas cortadas em cubinhos
  • 4 dentes de alho espremidos
  • 1/2 maço de salsinha
  • 2 folhas de louro
  • 4 gomos de linguiça toscana
  • 300 g de paleta bovina ou acém
  • 300 g de pancetta magra
  • 400 g de macarrão Orecchiette ou Farfalle
  • Azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Folhas de manjericão (opcional)
Modo de preparo:
  1. Refogue umas das cebolas e dois dentes de alho no azeite, usando a panela de pressão. Em seguida, junte a paleta (ou acém) cortada em cubos médios e mexa até dourar todos os lados, tempere com sal e pimenta do reino e junte as folhas de louro. Complete com água até metade da panela, tampe e deixe cozinhar em fogo médio. Quando começar a “chiar” marque 20 minutos e desligue o fogo. Reserve.
  2. Em uma panela grande aqueça a água até ferver. Em seguida junte as linguiças, depois de alguns minutos faça alguns furos com o garfo e deixe-as cozinharem por cerca de 5 minutos, retire-as da panela, fatie em rodelas e reserve. Mantenha o fogo da panela acesso e escalde a pancetta, também cortada em cubos médios. Deixe-a cozinhar em água fervente por cerca de 10 minutos, retire e reserve.
  3. Em um liquidificador bata os tomates, o pimentão e a salsinha. Refogue o restante da cebola e do alho com azeite em uma panela grande, em seguida junte a pancetta cozida, tempere com sal e pimenta e mexa por mais alguns minutos. Junte o molho, a carne a linguiça, um copo de água filtrada e assim que ferver abaixe o fogo.
  4. Enquanto o molho cozinha, encha uma panela com água e leve para ferver. Pique a cenoura em bastões médios, retire as pontas das vagens e corte-as na metade, lave as folhas de mostarda e rasgue-as em duas. Salgue bem a água (cerca de 2 colheres de sopa) e cozinhe uma porção de cada vez. Primeiro a cenoura, por cerca de 10 minutos, depois as vagens por cerca de 5 minutos, e por último a mostarda, por cerca de 15 minutos.
  5. Na mesma água que cozinhou as verduras, cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem. Cerca de 10 minutos geralmente, escorra e reserve.
  6. Prove o molho, acerte o sal e pimenta. Junte as verduras, misture bem e apague o fogo.
  7. Junte com o macarrão, misture bem e está pronto!

Bom apetite!

Beijos,

Deixe uma resposta