Bolo de Laranja com Sementes de Papoula

Tenho uma lembrança sobre sementes de papoula que não sai da minha cabeça faz tempo. Certa vez eu, a mãe, a Má e a nossa amiga Gil fizemos uma viagem para a Serra da Mantiqueira, mais precisamente a uma cidade chamada São Francisco Xavier. Foi uma viagem muito gostosa e divertida, e a pousada que ficamos era muito peculiar. Pertencia a uma alemã chamada Frederika e os quartos eram antigos estábulos completamente reformados e transformados em aconchegantes e confortáveis dormitórios, com direito a edredom de plumas e tudo. A área de convivência e refeições da pousada ficava em um deck maravilhoso com vista para a serra, onde havia também uma sala com um piano de cauda, cujo o som era lindíssimo. Não bastasse tudo isso, o café da manhã caseiro, preparado pela própria Frederika, foi um dos melhores que desfrutei até hoje. Eram geleias, bolos e pães deliciosos, e um deles em especial tinha as tais sementinhas de papoula por cima. Nunca me esqueci, pois era maravilhoso.

Eis que um dia desses andando pelo mercado da Lapa achei as danadas das sementes para vender! Nem tinha uma receita certa para fazer, só sei que queria inventar alguma coisa. Saiu esse bolo de laranja, receita adaptada do Pão de Ló de Leite Fervendo! Bastou substituir o leite pelo suco de laranja, dica super esperta da minha irmã! Por cima joguei um glacê feito com um xícara de chá de açúcar de confeiteiro e 3 colheres de sopa de suco de laranja. Misture bem e jogue por cima do bolo ainda quente. Enfeite com raspas e mais sementinhas!

Bolo de Laranja com Sementes de Papoula

Rendimento: 10 porções

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1 hora

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja natural
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • Raspas de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de sementes de papoula
Modo de preparo:
  1. Unte uma assadeira redonda de 24 cm com manteiga e polvilhe farinha de trigo.
  2. Preaqueça o forno a 180º (temperatura média).
  3. Separe as gemas das claras. Em uma tigela, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Utilize um batedor de arame ou batedeira.
  4. Junte as gemas e bata o suficiente para incorporar. Em seguida, junte o açúcar e bata por mais alguns minutos.
  5. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de ovos e açúcar. Em seguida, misture bem com a ajuda de uma espátula.
  6. Junte o extrato de baunilha, as raspas de laranja, as sementes de papoula e o suco de laranja e misture novamente, até que a massa fique homogênea.
  7. Coloque a massa na assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos. Passado o tempo, coloque um palito bem no meio do bolo. Se sair limpo o bolo estará pronto.
  8. Se necessário, deixe o bolo dentro do forno desligado por mais alguns minutos.

Espero que gostem!

Beijos,

Deixe uma resposta