Fettuccine Alfredo – Inspiração em Roma

Como diz minha irmã, lá vem mais um história com “eu nunca pensei que…” rs Mas eu realmente nunca na minha vida pensei que conheceria a Itália! Acho que nem ela! Mas no ano retrasado (2015) aproveitamos um bom momento e finalmente planejamos nossas loucuras! Ela em Maio, com a minha mãe (uma corintiana teimosa de 66 anos) e com o meu sobrinho Fê (um garotinho sapeca de um ano e meio)… Segundo elas mesmas, uma loucura mesmo, mas que valeu muito a pena… depois que a carnes do corpo pararam de tremer na chegada conturbada à Veneza kkkkk. Eu e o Julio fomos em setembro e fizemos um longo e cansativo percurso de Atenas até Veneza, mas que também não nos causou arrependimentos, mesmo com uma mala grande quebrando no primeiro dia de viagem (!!!). Afinal, todos nós fizemos o principal: comemos MUITO e voltamos inteiros!

A Itália tem de tudo, muita cultura, história, religião, belezas naturais, mas o melhor de tudo com certeza é a comida. E se nós já gostávamos dessa culinária antes de irmos pra lá, imagina agora. Ficamos insuportáveis!! Após a viagem da minha irmã e antes da minha, fomos até o recém-aberto Eataly aqui de São Paulo, onde encontramos uma boa farinha e um queijo especial, e com um instrumento para cortar macarrão caseiro vindo diretamente da Itália arriscamos nossa primeira massa caseira. Sucesso! E fizemos a receita de molho abaixo, que segunda a minha irmã se trata da original de Roma, pois não leva creme de leite nem leite! Bom, eu imagino que se você gosta de um bom macarrão fresco e de queijo, vai amar! É muito importante que a receita seja feita com uma massa caseira ou fresca, já tentei com outras massas secas e não funciona muito bem. Encontre uma boa na geladeira do mercado ou mercearia perto de você e experimente!

Fettuccine com Molho Alfredo

Rendimento: 3 a 4 porções

Grau de dificuldade: Média

Tempo de Preparo: 20 minutos para o molho

Ingredientes:

  • 400g de fettuccine fresco (receita aqui)
  • 3 litros de água
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 300g de queijo parmesão de boa qualidade e ralado fino, na hora (grana padano ou parmeggiano reggiano)
  • Noz moscada e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Use uma panela bem grande para cozinhar o macarrão. Coloque a água para esquentar e quando estiver fervendo adicione 2 colheres de sopa de sal.
  2. Adicione o fettuccine e deixe cozinhar por alguns minutos, a massa tem que ficar bem al dente pois você irá terminar de cozinha-la no próprio molho. Acredito que em torno de 3 minutos seja suficiente para esse ponto. Reserve a água do cozimento e deixe o macarrão escorrendo em uma peneira.
  3. Em um panela separada coloque a manteiga, uma xícara do caldo do cozimento ainda quente e metade do queijo ralado e misture bem até obter uma pasta, fora do fogo. A manteiga deve derreter completamente.
  4. Leve a panela ao fogo baixo, misture o restante do queijo e mais uma xícara do caldo do cozimento e misture bem até que todo o queijo esteja derretido. Se achar que ainda está muito grosso junte mais um pouco do caldo do cozimento.
  5. Acerte o sal do molho e tempere com pimenta do reino e noz moscada a gosto.
  6. Junte o macarrão a panela do molho e misture bem! Sirva em seguida.

Espero que gostem! Bom apetite!

Beijos

Falando de “Fettuccine Alfredo – Inspiração em Roma

  1. Nota da irmã: neste fim de semana enquanto eu me recuperava de uma Amidalite fulminante tive o prazer de desfrutar dessa maravilha. Nós já executamos essa receita algumas vezes, juntas ou separadas, em grandes e pequenas porções. E eu garanto, você nunca mais vai acreditar no Feticcine Alfredo que vier descrito no cardápio do restaurante…. Esse aqui é inesquecível!

Deixe uma resposta