Risoto de Funghi e uma viagem a Paraty

Risoto de Funghi e as lembranças de uma deliciosa viagem a Parati, com uma amiga muito especial! #oquevaiternajanta 💕🍄😋
Risoto de Funghi

Uma das primeiras viagens que fiz com o Ju foi para Paraty, junto com a nossa querida amiga e madrinha, a Karina, e foi lá que comi risoto de Funghi pela primeira vez na vida. Conheci a Karina no meu antigo trabalho, ela foi uma das pessoas que me recebeu e me ajudou muito no começo da minha vida profissional! Eu tinha 19 anos e estava muito perdidinha com tanta coisa nova pra aprender… Como eu declarei para ela na minha despedida de lá, nossa sintonia foi incrível desde o começo, o que fez crescer uma amizade muito especial! Além disso, ela levava lanchinhos deliciosos todos os dias pra mim, desde palitinhos de cenoura e fruta a pães e bolos, eu dizia que ela estava me engordando pro Natal kkkkk Minha mãe a abençoa até hoje por isso!

Mas voltando a viagem, antes de chegar o dia da irmos, a Ká já começou a “atiçar” as minhas lombrigas sobre um tal risoto de funghi que era servido num restaurante de lá, chamado Margarida Café. Eu mal sabia o que era isso (hoje eu sei, veja as receitas), mal tinha começado a ter salário sobrando para comer fora kkkkk muito menos saber direito o que era um bom risoto de Funghi. Mas hoje eu sei ERA MUITO BOM. Eu já tinha achado isso na época, mas passado todo esse tempo (quase 10 anos!!!!!) e com algum experiência a mais em culinária, hoje eu sei que era uma delicia mesmo e muito bem feito. Essa receita fica bem semelhante, já da pra ter uma ideia do que é um bom risoto! O restaurante ainda existe, então se tiver curiosidade não deixe de conhecê-lo! É um lugar muito aconchegante e romântico, fora que tem música ao vivo, que é uma das coisas que mais gosto na vida!

Coincidentemente, hoje em dia a Ká é vegetariana, então essa receita é perfeita para homenageá-la, além de ter a ver com a nossa história. Ká, obrigada pela sua amizade, por ser essa luz incrível! Para você todos os tapetes de flores do mundo! =)

Risoto de Funghi

Rendimento: 3 a 4 porções

Dificuldade: Média

Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz carnaroli
  • 1/2 cebola, picada em cubinhos
  • Em torno de 1,5L de caldo de carne, frango ou legumes (prefira sempre o caldo caseiro)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 30 g de cogumelos secos/desidratados (conhecidos como funghi secchi)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • Cebolinha a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Coloque o caldo para aquecer em uma panela. Quando ferver, abaixe o fogo.
  2. Hidrate os cogumelos em caldo morno por 10 minutos. Retire os cogumelos com uma colher e coe o caldo em um peneira fina, pois costuma soltar um pouco de areia. Junte o líquido coado ao caldo de carne (para dar mais sabor) e pique os cogumelos.
  3. Em um frigideira grande, aqueça o azeite e refogue os cogumelos por 5 minutos, retire e reserve.
  4. Na mesma frigideira, adicione metade da manteiga. Quando derreter, junte a cebola e mexa até que os pedacinhos fiquem transparentes.
  5. Em seguida acrescente o arroz (sem lavar!) e mexa bem, com o fogo alto, até que todos os grãos estejam bem envolvidos pela manteiga (em torno de uns 2 minutos).
  6. Adicione o vinho e mexa bem, até todo o vinho evaporar.
  7. Com o fogo alto, adicione uma concha do caldo quente e mexa constantemente. Quando evaporar adicione outra concha, continue mexendo e repetindo essa operação por mais ou menos 15 minutos.
  8. Junte os cogumelos refogados e misture bem.
  9. Prove o sal e acerte; acrescente a pimenta do reino, a gosto.
  10. Prove o ponto do arroz: ele deve estar cozido, mas não totalmente mole (al dente). Uma dica é esmagar um grão de arroz e verificar em quantos pedacinhos ele se quebra. Se quebrar em 3 estará no ponto certo. Não seque completamente o risoto, se necessário adicione um pouco mais de caldo para terminar de cozinhar e para que ele não perca a cremosidade.
  11. Retire do fogo e adicione o queijo parmesão, a manteiga e a cebolinha. Misture bem e sirva a seguir.

Bom apetite!

Beijos

Deixe uma resposta