Crème Brûlée, minha sobremesa favorita!

Amoooo Crème Brûlée!!! 😍😍😍 Venha aprender a fazer em casa essa sobremesa simples e deliciosa! #oquevaiternajanta 💖🍮😋
creme brulee

Pode me chamar de doida, mas a maioria das vezes que experimento uma sobremesa nova fora de casa eu não escolho algo de chocolate. Eu gosto de chocolate, mas sempre acabo optando por outros sabores que chamam mais a minha atenção, como maçã, banana, canela, goiabada, coco ou baunilha. Por isso gosto tanto de creme brulee!

Por causa deste último sabor que eu descobri o Creme Brulee, que se tornou uma das minhas sobremesas favoritas. Apesar do nome chique, é uma sobremesa bem simples, um creme de sabor delicado, textura leve e com uma casquinha crocante de açúcar queimado por cima, deliciosa. Simples assim! É, eu sei, eu sou a louca da baunilha, como diria a minha amiga Marina! Mas fazer o quê? kkkkk…

Essa receita tem diversas versões, inclusive uma briga entre Espanha, França e Inglaterra sobre sua autoria original, e essa versão que fiz é mais parecida com a francesa mesmo. Fique atento a temperatura da infusão de creme de leite, leite e baunilha e também do seu forno, pois as gemas são delicadas e podem talhar. O ideal é que o creme seja assado na temperatura mais baixa possível e por um período longo de tempo, de 30 a 40 minutos.

Creme Brulee

Rendimento: 4 a 6 porções (depende do tamanho dos seus potinhos)

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos (mais 4 horas na geladeira)

Ingredientes:

  • 400 ml de creme de leite fresco
  • 100 ml de leite integral
  • 1 fava de baunilha
  • 5 gemas (retire a pele)
  • 100g de açúcar refinado
  • 100g de açúcar mascavo, demerara ou cristal, para caramelizar
Modo de preparo:
  1. Ligue o forno à 150ºC (forno baixo).
  2. Retire as sementes da fava de baunilha, cortando-a no comprimento e raspando com as costas da faca. Faça isso em cima de um pedaço de papel manteiga para aproveitar melhor as sementes. Em uma panela, junte o leite, o creme de leite, as sementes e a fava da baunilha e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo, tampe e deixe amornar. A baunilha em infusão irá liberar seus aromas e sabores.
  3. Em uma tigela, junte o açúcar refinado e as gemas e bata com um fue ou batedeira até obter um creme claro.
  4. Retire a fava da baunilha do leite e vá jogando aos poucos à mistura de gemas, misturando bem com o fue ou espátula a cada adição. A mistura deve ficar bem homogênea. Cuidado para que o leite não esteja muito quente, senão irá cozinhar as gemas.
  5. Coloque uma chaleira de água para ferver.
  6. Distribua o creme em ramequins, coloque-os em uma assadeira grande e coloque água quente na forma até atingir a metade das forminhas (para assar o creme em banho-maria), e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. Passado o tempo, retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por pelo menos 4 horas.
  7. Depois de gelar e na hora de servir, polvilhe o açúcar por cima do creme e doure com um maçarico até formar uma casquinha de açúcar.

Só de pensar nessa receita me dá água na boca!! Espero que gostem!

Beijos

Falando de “Crème Brûlée, minha sobremesa favorita!

Deixe uma resposta