English Muffins não são muffins, são pães

English Muffins não são muffins, são pães…. e são deliciosos! #oquevaiternajanta 🇬🇧🗽😋💖
Receita muffins ingleses pães

Certas coisas banais tornam-se lembranças deliciosas de um momento vivido e esses pensamentos teimam em te visitar com recorrência. É o caso desses English Muffins, ou desses pães (sim, são pães), que conheci quando fui viajar com o Namorado para um paraíso, e que atravessou meu caminho quando fomos novamente viajar, antes do Menino nascer.

Nos conhecemos, o pão e eu, em Aruba. Primeira experiência mais próxima aos EUA, deixando claro como era o café da manhã típico por lá. Primeiro é importante dizer que ele era servido até as 12:00 e que ficávamos no restaurante por 1 hora. Famoso ritual de chegar, escolher a mesa, dar uma volta para entender tudo o que estava sendo servido e então sentar-se e começar vagarosamente a diversão. Esses pães ficavam na bancada, em meio a pães de forma comuns e outros pães pequeninos ou doces. Aparência simples, muito alveolado e baixinho, coisa que nunca tinha visto antes. Bom, não preciso dizer que adorei e só comi dele todos os dias, mesmo com o ímpeto de provar outras coisas. Ocorre que ele também ficava na bancada de coisas quentes, com um pedacinho de bacon, um creminho e um ovo por cima. Descobri então os Ovos Beneditinos. Amor eterno.

E essa lembrança nunca mais me deixou e nós nunca nos encontramos de novo.

Até que, tirando minhas últimas férias antes da maternidade, sem saber quando iria subir de novo em um avião (que drama!), resolvemos ir a NY. Hotel muito bem localizado, confortável e com café da manhã mais restrito que o da pousada mais sem vergonha no Brasil. Mas eles estavam lá: os English Muffins. Estou certa de que eles nem eram os melhores, mas eram ótimos! E em 6 dias hospedada lá, era só ele que figurava no meu prato.

O Menino já tem 3 anos e só agora eu me aventurei na tentativa de fazê-los. Procurei receitas nos meus livros de panificação e em sites americanos e brasileiros e acabei por chegar nesta. Adorei o resultado e mais ainda porque os pães ficaram prontos muito rapidamente, em tempo de tomar o café da manhã com meu pequeno. Coloquei um ovinho poché por cima, para trazer ainda mais felicidade ao prato e ao estômago do meu bem.

Tão bom viajar. Tão bom trazer na bagagem lembranças como essas.

Outra receitas de pães aqui.

English Muffins

Rendimento: 10 pãezinhos

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de leite, em temperatura ambiente
  • 3 colheres (sopa) de manteiga, também em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Modo de preparo:
  1. Se você tiver uma máquina de pão, coloque os ingredientes na máquina na ordem acima e inicie o ciclo que só bate a massa. Se não tiver, misture 1/4 do leite com o fermento e deixe descansar até espumar (cerca de 5 minutos), em seguida misture com os demais ingredientes, misturando o restante do leite a farinha aos poucos, e sove por 10 a 20 minutos. A massa deverá estar homogênea e um pouco pegajosa.
  2. Polvilhe farinha de milho ou semolina e abra com as mãos, deixando-a com 1 cm de espessura.
  3. Vire a massa, de modo que cada lado fique levemente revestido com a farinha de milho.
  4. Corte 8 a 10 círculos, do diâmetro de uma lata de conservas ou de atum.
  5. Deixe crescer com um pano por cima, de 20 a 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
  6. Aqueça uma frigideira de fundo bem grosso ou ferro fundido e coloque em fogo baixo.
  7. Coloque os pães na frigideira e cozinhe os muffins cerca de 5 a 7 minutos de cada lado. Deixe-os em forno aquecido até que todos estejam prontos, para manter a temperatura.

Eles ficam dourados, com algumas partes mais ou menos coradas. Abra os pães ainda mornos e sirva com manteiga.

Eles podem ser congelados e reaquecidos ou torrados na torradeira e servir de base para um ovinho poché de gema mole e bacon… hummmmm…

Bom apetite,

Deixe uma resposta