Salmão Marinado Oriental – Comida & Amizade

O sabor deste salmão oriental vai te surpreender! Vem conferir essa receita e mais uma história de amizade! #oquevaiternajanta 🐟💕😋🎏
Salmão Marinado Oriental

Essa receita de Salmão Marinado Oriental tem muito a ver com amizade, pelo menos para mim. Ela foi retirada de um livro chamado “Cozinhando para Amigos”, que ganhei dos amigos queridos, Vieira e Débora, e a primeira vez que a fiz foi para os meus amigos, Ale, Carol e Enzo. Não por acaso, eu estava com eles no dia em que lancei o blog e essa seria a primeira receita publicada, não fosse a chuva e o caos que se seguiu àquele dia. Sem energia elétrica não conseguimos tirar uma boa foto, que pena rs. Mas eu fiz o salmão e jantamos juntos, isso é o que importa. E ficou uma delícia!

Antes da receita, quero falar da parte da amizade. Aquela amizade sincera, disponível, fácil e que não mede esforços para ajudar ou simplesmente para ficar junto. Amizade que se expande: éramos eu e Carol, trabalhando juntas, há 6 anos. Hoje somos, eu, Carol, Julio, Ale, Enzo, se bobear entram também os irmãos, cunhados e primos. Bom, sem falar que sem eles provavelmente o blog ainda não existiria, pois eu precisava de muito apoio técnico e moral rs. Antes mesmo de sair do meu antigo trabalho, quando este blog era apenas uma ideia na minha cabeça, eles me incentivaram e me deram o caminho das pedras! Por isso o blog, essa receita e essa amizade são tão importantes e cheios de significados! O maior deles, com certeza, é o carinho com que fazemos cada receita e contamos cada história, que geralmente envolve um momento em que recebemos ou fomos recebidas por alguém e o laço que criamos com essas pessoas.

Obrigada Ale e Carol! Como diria Renato Teixeira, a amizade de vocês é “sincera, é um santo remédio, um abrigo seguro”.

Sobre a receita de Salmão Marinado: aos “adoradores” do salmão, essa é uma forma bem diferente de prepará-lo. O sabor é bem oriental e marcante, com o shoyu e o gengibre presentes, a carne do peixe fica cozida, porém úmida, e a pele crocante. Talvez você tenha um pouco de dificuldade para encontrar o saquê mirin, que é utilizado na marinada, por ele não ser um ingrediente comum. Eu o encontrei em uma loja do bairro de Pinheiros, que é típica de produtos japoneses, se chama Gaivota. No bairro da Liberdade também deve ser mais fácil de encontrar. Não desista! E lembre-se que o vinagre e os demais ingredientes da marinada já cozinham um pouco a carne do peixe, por isso não é necessário deixar-lo muito tempo no forno. Outros receitas com peixe aqui.

Livro: Cozinhando para Amigos

Autora: Heloísa Bacelar

Salmão Marinado Oriental

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: Média

Tempo de preparo: 30 minutos (além de 3h de marinada)

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1/2 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de shoyu
  • 1/4 xícara (chá) de saquê mirin (licoroso)
  • 1/4 de xícara (chá) de vinagre de arroz
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou mel
  • 1 kg de filé de salmão bem limpo, com a pele e sem espinhas
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • Azeite de oliva
Modo de preparo:
  1. Num refratário médio, misture o alho, o gengibre, o shoyu, o saquê, o vinagre de arroz e o açúcar mascavo.
  2. Junte o salmão, vire para que fique bem besuntado com a marinada, cubra com plástico filme e leve a geladeira por pelo menos 3 horas, ou por até 1 noite, virando na metade do tempo.
  3. Aqueça o forno a 220ºC (alto) por 10 minutos, regue o fundo de uma assadeira com azeite e transfira a marinada do salmão para uma panelinha (coando).
  4. Segue o peixe com papel absorvente, coloque na assadeira com a pele para baixo e leve diretamente ao forno para dourar primeiro de um lado e depois do outro (vire quando as bordas estiverem tostadinhas).
  5. Leve o salmão ao forno por uns 15 minutos, apenas o suficiente para terminar de dourar por fora e deixar o filé macio e rosado no centro.
  6. Enquanto isso, aqueça a marinada, deixe ferver por 5 minutos, junte a maisena dissolvida na água e mexa até ferver de novo e engrossar.
  7. Com uma espátula, transfira o salmão para uma travessa (com a pele para baixo) e sirva com o molho ao redor.

Que delícia!

Beijos

Deixe uma resposta