Bobó de Camarão

Eu sempre gostei da comida baiana. Apesar da minha família paulista, a mãe sempre cozinhou moquecas carregadas de leite de coco e azeite de dendê! Isso sem falar numa loucura por pimenta! Minha mãe sempre inventou de fazer umas conservas, além da mania ecológica de reaproveitar potes diversos de vidro. Uma vez ela inventou de fazer um molho de pimenta e colocar numa garrafa diferente de cerveja holandesa, dessas que vem com uma tampa de pressão. Certo dia ela sacudiu a tal garrafa com o molho e foi abrir para experimentar… o problema é que juntou pressão dentro da garrafa e ao abrir houve uma explosão de pimenta!! A sorte é que minha mãe usava óculos e eles protegeram seus olhos, por que foi pimenta para tudo quanto é lado! A mancha no teto não saiu de forma alguma, ficou lá para sempre! hahaha… só de lembrar dou risada da cara da minha mãe cheia de pimenta e a cozinha todinha suja! Essa foi a bomba de pimenta!

E felizmente, por acaso do destino, eu entrei para uma família baiana, pois os avós maternos do meu marido lá nasceram! Já comi moquecas, vatapá, caruru e não poderia ficar de fora o bobó, feitos pela vó Maria e pela minha sogra também! Quando ela faz esse prato tenho que tomar cuidado para não passar mal de tanto comer! Fica delicioso! A receita junta alguns dos ingredientes que mais gosto: camarão, mandioca e leite de coco! Como poderia ficar ruim? Com certeza é um dos meus pratos favoritos! Com um arroz branco bem fresquinho e uma pimentinha não precisa de mais nada!

Bobó de Camarão

Rendimento: 3 a 4 pessoas

Grau de dificuldade: Difícil

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes:

  • 500g de camarões frescos ou congelados (tipo cinza, médios, sem cascas e sem cabeça)
  • 2 dentes de alho amassados
  • Suco de 1/2 limão
  • 500g de mandioca
  • 1/2 cebola cortada em rodelas e 1 cebola ralada
  • Algumas folhas de louro
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1/2 maço de cheiro verde picado (salsinha, cebolinha e coentro)
  • 1 xícara de tomate picado, sem pele e sem sementes – cerca de 2 tomates
  • 1/4 de pimentão verde picado em cubinhos
  • 1/4 de pimentão amarelo picado em cubinhos
  • 1/4 de pimentão vermelho picado em cubinhos
  • 3 colheres (sopa) azeite de dendê
  • Sal e pimenta dedo-de-moça (em cubinhos e sem as sementes) a gosto
Modo de preparo:
  1. Lave os camarões e tempere com sal, alho e o suco de limão. Deixe marinar por alguns minutos.
  2. Descasque e pique a mandioca em pedaços médios. Coloque em uma panela de pressão e cubra com água. Junte a cebola em rodelas e a folha de louro e cozinhe por cerca de 15 minutos (depois que pegar pressão) em fogo baixo, para não correr o risco de pegar no fundo. Passado os minutos abra a panela (depois de deixar sair toda a pressão!) e verifique se a mandioca está bem amolecida, senão volte a pressão e cozinhe mais um pouco. Depois de pronta transfira os pedaços para uma vasilha (não descarte o caldo do cozimento) e retire aquele “fio” ou “miolo” da mandioca e descarte.
  3. Descarte a folha de louro e bata os pedaços de mandioca e a cebola usada no cozimento no liquidificador ou processador, com o leite de coco e duas conchas do caldo do próprio cozimento, ele ainda deve estar quente. Se o seu liquidificador não for dos mais potentes bata a mandioca aos poucos, use a função pulsar e nunca bata por mais de 1 minuto seguido, pois mesmo cozida a mandioca forma uma massa consistente e você pode acabar queimando o liquidificador. Vá adicionando os pedaços e mais caldo se for preciso, até formar um creme homogêneo. Acerte o sal.
  4. Em uma panela, adicione o azeite de oliva e refogue os camarões por 3 minutos. Retire os camarões da panela e reserve.
  5. Na mesma panela refogue a cebola ralada por 3 minutos, em seguida os pimentões, por mais 3 minutos, em fogo médio. Por fim o tomate, por mais 5 minutos.
  6. Junte à panela: os camarões, o creme de mandioca, o azeite de dendê e a pimenta dedo-de-moça (opcional). Mantenha o fogo médio, deixe esquentar e misture bem.
  7. Desligue o fogo e adicione a salsinha, cebolinha e o coentro e misture novamente. Sirva a seguir!

Bom apetite!

Beijos

Falando de “Bobó de Camarão

Deixe uma resposta