Tiramissú com Ganache de Chocolate

O Tiramissú é uma receita italiana leve e saborosa! Com um toque de chocolate fica melhor ainda! Experimente! #oquevaiternajanta ❤🇮🇹😋
tiramissú

Essa receita de tiramissú eu retirei de um dos muitos livros aqui de casa, o Jamie Viaja, do famoso chef inglês Jamie Oliver. Assistir aos programas do Jamie na TV foi algo que também fez crescer meu interesse pela culinária.

Gosto do jeito divertido e descontraído que ele apresenta as receitas, na maioria das vezes receitas simples. Ele também fala bastante da origem dos pratos e da qualidade dos ingredientes. Lembro-me de dar um livro dele de presente para minha irmã, em algum aniversário, e das outras pessoas me julgarem! “Onde já se viu, dar de presente um livro de receitas, que ofensa” rs. Mas para nós não é não!

Enfim, ainda preciso testar muitas receitas dele! Tenho 3 livros do Jamie em casa. Mas, com certeza, este tiramissú é uma jóia rara e uma das minhas receitas favoritas. Sou uma verdadeira formiga e apesar de não ser do tipo “chocólatra”, admito que esse ingrediente dá um toque especial a esta tradicional sobremesa italiana, que normalmente não leva chocolate. Tudo nesse tiramissú combina, a cremosidade do mascarpone, a ganache, a laranja, o café. (mais sobremesas aqui).

Hoje estamos reunidos com o pessoal do colégio, para a nossa tradicional confraternização de final de ano. Nada como uma receita especial para amigos especiais! Nossos encontros são sempre leves e divertidos, e essa amizade, que já dura mais de 10 anos, é um tesouro! Assim como essa receita!

Fiz algumas adaptações que deram um toque pessoal a esta receita, espero que gostem:

Tiramissú com Ganache de Chocolate

Rendimento: de 10 a 12 porções

Grau de dificuldade: Média

Tempo de Preparo: 1h (mais 2h na geladeira)

Ingredientes:

  • 200g de chocolate meio-amargo (1 barra)
  • 200g de creme de leite (de preferência de caixinha)
  • 35g de manteiga sem sal em cubinhos
  • +/- 150g de biscoitos champagne (em torno de 1 pacote, depende do tamanho da vasilha que você irá utilizar)
  • 200ml (em torno de 1 xícara de chá) de café expresso (ou um café de coador bem forte e de boa qualidade) adoçado
  • 4 ovos grandes (eu gosto de usar ovos caipiras, com as gemas bem alaranjadas)
  • 80g de açúcar (se utilizar chocolate ao leite coloque um pouco menos de açúcar)
  • +/- 500g de queijo mascarpone (não substitua, o resultado é diferente)
  • Raspas da casca de 1 laranja
  • Cacau em pó para decorar
  • Opcional: 2 colheres de chá de licor de laranja, 1 e 2 colheres de chá de extrato de baunilha (caseiro, aprenda a fazer aqui)
 
Modo de preparo:
  1. Derreta o chocolate junto com a manteiga e uma pitada de sal, da forma que preferir (micro-ondas ou banho maria).
  2. Aqueça ligeiramente o creme de leite (cerca de 20 segundos no micro-ondas) e misture ao chocolate derretido, mexendo bem para ficar homogêneo. Opcional: adicione o licor de laranja a ganache, eu acho que fica muito bom! Reserve.
  3. Espalhe os biscoitos no fundo de uma travessa (eu utilizo uma de vidro com 26 cm de diâmetro por 6 cm de altura). Espalhe cuidadosamente o café morno e adoçado por cima dos biscoitos.
  4. Despeje a ganache por cima dos biscoitos umedecidos com o café e espalhe uniformemente com a ajuda de uma espátula, com cuidado para não desfazer os biscoitos.
  5. Abra os ovos, colocando as claras em uma vasilha e as gemas em outra.
  6. Junte o açúcar às gemas e se preferir o extrato de baunilha. Bata com uma batedeira comum (eu utilizo o próprio fue do mixer) na velocidade máxima por 5 minutos, até que o açúcar tenha se dissolvido e as gemas tenham ficado clarinhas e com espuma.
  7. Junte o mascarpone às gemas e bata mais um pouco em velocidade média, até que fique um creme uniforme. Junte as raspas da laranja e misture.
  8. Numa tigela separada, bata as claras em neve com uma pitada de sal. Se for utilizar as mesmas hastes de batedeira certifique-se que estão bem limpas. O ponto certo é quando as claras mantiverem a forma ao levantar-se os batedores da tigela.
  9. Utilizando uma colher grande de metal, junte uma colherada das claras ao creme de gemas e queijo. Mexa delicadamente e junte o restante em seguida.
  10. Espalhe essa mistura por cima da camada de ganache.
  11. Deixe gelar por pelo menos 2 horas e na hora de servir peneire um pouco de cacau por cima (cuidado para não jogar muito e deixar amargo). Raspas de laranja ou de chocolate também fazem uma bela decoração.

Se jogue!

Beijos

2 falando de “Tiramissú com Ganache de Chocolate

Deixe uma resposta