Frango Laqueado na Cerveja

Receita de frango laqueado na cerveja, para animar a sexta-feira! Viva o Happy Hour! #oquevaiternajanta 🍻🍗😋
Frango Laqueado na Cerveja

Quando comecei a cozinhar, no fundo, nem sabia o que era isso. Gostava da alquimia, de misturar os ingredientes, de transformá-los e de ter êxito no resultado. Na fase seguinte, passei e almejar o paladar dos outros. Em conquistar elogios, caras, bocas e sorrisos satisfeitos. Esse frango laqueado me garantiu alguns…

Depois, foram os desafios em fazer coisas que povoavam as imaginações das pessoas, que estavam nos menus dos restaurantes ou que representavam memórias afetivas, minhas e dos outros.

E foi a partir dessa última parte que eu comecei a prestar muita atenção em tudo que dizia respeito ao tema, desde publicações, programas de TV, viagens e qualquer coisa sobre o assunto. Inclusive, histórias de quem cozinha. A mãe, as tias, a mãe das amigas, qualquer um. Então, as influencias são inúmeras.

Lá atrás, quase adolescente, eu assistia a Ofélia… pioneira no gênero, diria que uma Julia Child brasileira. Depois, veio a Ana Maria Braga na Record, e eu via a Palmirinha (sem o Guinho) e as mãos ágeis do Seu Benjamim Abraão. Depois vieram os programas de culinária de fora: Jamie Oliver – facílimo, sempre. Cozinhas fundidas entre as influências de diversos países.

Comecei a viajar e a culinária tornou-se parte importantíssima da viagem em si, pois sempre que planejávamos uma visita a um museu, parque ou igreja, lá vinha junto uma dica para ir ao restaurante x, comer a comida y. Sem contar que eu sempre tive interesse por história e como as especiarias provocaram mudanças no mundo.

Na minha primeira viagem a Europa eu não tinha dinheiro nem para trazer uma lembrancinha para cada uma das pessoas que eu amo. Então fui a mercado e “desci” a prateleira de temperos…rs…Trouxe itens para fazer uma paella para os meus e zás: virou um hábito, assim como o de trazer livros e utensílios.

Eu vi essa receita de frango laqueado em um programa de TV logo que me casei e a repeti por semanas a fio, assim como diversas receitas que eu aprendi ao longo da vida.
Divirta-se na cozinha sem receios e com leveza.

Frango Laqueado na Cerveja

Rendimento: de 4 a 6 porções

Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes:

  • 2 kg coxas e/ou sobrecoxas (10 pedaços) – Você pode usar costelinhas de porco, que também funcionam muito bem.
  • 1 xícara (chá) de cerveja preta – +/- 240ml (Tipo Xingu, Caracu ou Petra)
  • 1/2 xícara (chá) de shoyu
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (ou normal, se não tiver)
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 6 dentes de alho amassados
  • Suco de 1 limão e suas raspas e/ou raspas de laranja
Modo de Preparo:
  1. Misture tudo num recipiente raso de modo que os pedaços de frango possam mergulhar no líquido.
  2. Deixe nessa mistura por no mínimo 30 minutos e no máximo 6 horas.
  3. Coloque os pedaços de frango na assadeira com a pele para cima (mesmo que não goste, asse o frango com a pele e retire-a quando for comer – ela deixará o frango assado mais suculento) e despeje o líquido. Cubra com papel alumínio e coloque no forno.

IMPORTANTE 1: asse em forno alto a 220°. O tempo para assar essa quantidade de frango varia de 45 minutos a 1 hora. Fique de olho e não tenha medo de abrir uma sobrecoxa para ver se está cozida. Depois de cozidos, tire o papel alumínio e deixe +/- 20 Minutos para reduzir o líquido. Pode ser mais ou menos.

IMPORTANTE 2: se você não tiver tanto tempo, despeje só a metade do líquido pois assim ele não levará tanto tempo para reduzir. Se tiver tempo, coloque tudo pois no fim sobra um caramelo lindo no fundo da forma.

Acompanhe com algo neutro ou uma saladinha azeda, bem gostosa.

Divirta-se!

Beijo,

Deixe uma resposta