Bolo Pão de Ló de leite fervendo

A receita de hoje tem o gostinho da nossa infância: Pão de ló! #oquevaiternajanta ❤👯🎂
Bolo Pão de Ló de Leite Fervendo

Boa parte das pessoas tem memórias afetivas ligadas à comida. Como não poderia ser diferente, nós temos váaaaaarias! rs Este bolo (pão de ló), por exemplo. Quando criança, por diversas vezes eu cheguei em casa a tarde e me deparei com ele em cima da mesa, ainda morno e exalando um aroma de limão. Adorava come-lo, acompanhado de uma xícara de café com leite, do jeito que só a minha mãe sabe fazer.

Este é um bolo bem simples e neutro. Minha mãe contou-me que Tia Maria aprendeu essa receita de pão de ló com uma senhora chamada Donana. Tia Maria, nossa tia-avó, era como uma “governanta” na família de Donana. Aprendeu a fazer este bolo pois ele era servido na páscoa judaica. Hoje em dia, essa mesma receita é usada para os famosos naked cakes, portanto recheá-lo também garante sucesso! Acrescentei o extrato de baunilha para dar um toque ainda mais especial e aromático. Acho que Tia Maria iria gostar!

Outras receitas de bolo aqui.

Pão de Ló de leite fervendo

Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 1h
 
Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1 xícara (chá) de leite integral
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • Raspas de 1 limão
Modo de preparo:
  1. Unte uma assadeira redonda de 24 cm com manteiga e polvilhe farinha de trigo.
  2. Preaqueça o forno a 180º (temperatura média).
  3. Separe as gemas das claras. Em uma tigela, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Utilize um batedor de arame ou batedeira.
  4. Junte as gemas e bata o suficiente para incorporar. Em seguida, junte o açúcar e bata por mais alguns minutos.
  5. Coloque o leite para aquecer até ferver.
  6. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de ovos e açúcar. Em seguida, misture bem com a ajuda de uma espátula.
  7. Junte o extrato de baunilha, as raspas de limão e o leite (ainda quente) e misture novamente, até que a massa fique homogênea. Parecerá muito líquida, mas é assim mesmo.
  8. Coloque a massa na assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos. Passado o tempo, coloque um palito bem no meio do bolo. Se sair limpo o bolo estará pronto.
  9. Se necessário, deixe o bolo dentro do forno desligado por mais alguns minutos.

Hoje eu o recheei com chantilly (1 xícara de chá de creme de leite fresco, bata até formar picos) misturado com 2 colheres de sopa de doce de leite, mas minha mãe costuma fazer uma caldinha de limão (suco de 1 limão e 3 colheres de sopa de açúcar) para jogar por cima! Simples e gostoso, com gostinho de infância.

Beijos

*Receita publicada na edição Dez/2017 da Revista AMAIS

2 falando de “Bolo Pão de Ló de leite fervendo

Deixe uma resposta