Risoto de Salmão Defumado e Limão

Receita perfeita para receber os amigos e fazer bonito! #oquevaiternajanta 😍🐟🍴
Risoto de Salmão Defumado

Já deu para reparar que eu gosto bastante de risoto! Desde criança que eu gosto muito de arroz na verdade, puxei minha mãe. Quando meu padrinho fazia aquele arroz fresquinho, bem temperado com cebola e alho, por muitas vezes eu nem esperava a “mistura”, comia o arroz puro mesmo! Minha mãe ria e falava: “Crazy for rice!” hahaha… Mas depois disso eu descobri o risoto, com sua infinidade de misturas, como por exemplo esse Risoto de Salmão Defumado e limão… e aí a paixão por arroz só aumentou…

A primeira vez que comi este risoto de salmão defumado e limão foi no casamento de um amigo do Ju. Tudo estava muito gostoso, mas esse risoto surpreendeu a nós dois. Sabe quando você dá a primeira garfada na comida e já olha para a outra pessoa com aquela cara de “nossa, isso aqui tá muito bom, você também achou???”. Adoramos a combinação de sabores, o defumadinho do peixe, o azedinho do limão e o ponto do arroz, tudo perfeito! Quando aprendi a fazer a base dos risotos foi bem tranquilo de reproduzir este aqui (outras receitas de risoto aqui). Espero que gostem:

Risoto de Salmão Defumado e Limão

Rendimento: 3 a 4 porções
Dificuldade: Média
Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz carnaroli
  • 1 cebola pequena picada em cubinhos
  • Em torno de 1,5L de caldo de legumes ou de peixe (prefira sempre o caldo caseiro)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100g de salmão defumado cortado em fatias de 1 cm
  • Raspas de 1 limão
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Coloque o caldo escolhido para aquecer em uma panela. Quando ferver, abaixe o fogo.
  2. Em uma frigideira grande, adicione a manteiga. Quando derreter, adicione a cebola e mexa até que os pedacinhos fiquem transparentes.
  3. Em seguida acrescente o arroz (sem lavar!) e mexa bem, até que todos os grãos estejam bem envolvidos pela manteiga (em torno de uns 2 minutos).
  4. Adicione o vinho e mexa bem, até todo o vinho evaporar.
  5. Com o fogo alto, adicione uma concha do caldo quente e mexa constantemente. Quando evaporar adicione outra concha, continue mexendo e repetindo essa operação por mais ou menos 15 minutos.
  6. Adicione ao arroz: o salmão defumado, as raspas de limão e o queijo parmesão e misture bem.
  7. Prove o sal e acerte; acrescente a pimenta do reino, a gosto.
  8. Prove o ponto do arroz: ele deve estar cozido, mas não totalmente mole (al dente). Não seque completamente o risoto, se necessário adicione um pouco mais de caldo para terminar de cozinhar e para que ele não perca a cremosidade.
  9. Coloque no prato enquanto estiver quente, coloque parmesão ralado e bom apetite!

Você pode colocar um pouco de cebolinha em rodelas também, fica uma delícia! Se gostar bastante de limão você pode espremer um pouco do caldo no risoto, ao final do cozimento, mas cuidado para não ficar muito azedo!

Beijos

Deixe uma resposta