Bolo de Banana da Carol

Bolo de banana molhadinho, para agradar quem você gosta! #oquevaiternajanta 🍌❤🍰
Bolo de Banana

Nesta família nomeamos as coisas de acordo com sua origem. Assim, plantas recebem o nome da localidade de onde vieram ou da pessoa que deu a muda. Minha mãe tem uma Heliconia chamada Wesley que fica na janela do meu quarto do sitio. Tinha uma trepadeira de nome Martinho e uma outra com nome de Frederika, que está lindíssima subindo pela cerca (essa era a dona de uma pousada onde nos hospedamos em 2002, em São Francisco Xavier – falamos disso neste post aqui). E chegamos ao Bolo de Banana da Carol!

Quero dizer que também funciona assim com as receitas. O caderno dela está repleto de “Bolo de Tia Maria”, Empadas da Dona “sei lá quem”…

Lógico que esse bolo não é da Carol, mas foi ela quem me apresentou e foi assim que ele ficou conhecido entre nós e entre as dezenas de pessoas para as quais já ensinei essa receita.

E sobre a Carol, esse é um dos melhores seres humanos que eu conheço. Conversa todas as conversas com o mesmo interesse e empenho. Houve e fala na mesma medida, sendo agradável e atenciosa. É altruísta quase em excesso. É daquelas pessoas que dá vontade de conviver, de convidar para todas as aventuras, viagens e festas e até para arrastar sacola pela 25 de Março ou numa loja de tecidos perdida pelo interior de São Paulo. Dá pra resumir dizendo que é uma baita amiga minha que acabou ficando amiga de uma porção de gente da minha família.

E ainda sobre o bolo de banana, ele é versátil, aceita frutas e castanhas de todos os tipos. Ele é à prova de erros e basta o mínimo de atenção à qualidade dos ingredientes (ou seja, nada vencido), ao tempo de cozimento e à temperatura do forno e záz! Bolo ótimo, sempre! Ótimo como todos os encontros com a Carol.

Então vamos à receita e seus comentários:

Bolo de Banana da Carol
 
Rendimento: 10 a 12 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1h

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinhas (normal ou integral)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de óleo – sem ser de soja
  • 3 bananas picadas
  • 1 colher (sopa) de canela (misture na massa – é opcional)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
Modo de preparo:
  1. Preaqueça o forno à 200ºC.
  2. Unte uma assadeira de buraco no meio com manteiga e polvilhe com farinha.
  3. Bater bem os ovos, o açúcar e o óleo e misturar o restante dos ingredientes na mão.
  4. Pique as frutas de sua preferência e misture por último e devagar para não desfazerem.
  5. Asse por aproximadamente 40 minutos. Lembre-se de não abrir o forno nos primeiros 15 minutos.

Pode substituir a farinha normal por integral totalmente ou metade dela. Pode ser de banana, maçã ou pera. Pode colocar castanhas e frutas secas. Pode colocar baunilha e especiarias (eu gosto de colocar pimenta Síria que é muito menos pimenta e muito mais especiarias).

Eu utilizo o mixer na maioria das vezes, mas já bati na mão, liquidificador e batedeira. O mais importante é misturar muito bem os ovos, óleo e açúcar.

Ele fica com uma “crostinha” açucarada em cima, uma belezinha ;).

Beijos

2 falando de “Bolo de Banana da Carol

  1. Que honra! “Meu” bolo! E de quebra uma “fermentada” na minha auto-estima! Obrigada por tanto amor e generosidade, por me enxergar com esses olhos! Tudo isso é recíproco, é sempre muito bom estar com vcs, além da conversa, é garantia de boa comida! Se for no sítio então, onde sou acolhida de uma forma que até emociona, como diz o Antonio, e muito “bao”! Amo vcs! ❤️

  2. Ah, sobre o bolo, pode colocar apenas uma xícara de açúcar, que já adoça o suficiente e polvilhar com açúcar de confeiteiro com canela, que tb dá um toque a mais 😉

Deixe uma resposta