Costelinha de Porco Assada

Receita Costelinha de Porco Assada

Amo nossas reuniões familiares/gastronômicas. Basta reunir meia dúzia de gente que já temos uma festa, seja em casa ou no sítio. E nesses reuniões a Costelinha de porco assada faz muito sucesso!

Com a família do meu marido não é diferente. Sendo minha sogra uma cozinheira de mão cheia e uma pessoa tão querida, que adora agradar a todos com seus quitutes e carinhos, fica fácil de reunir todo mundo. Nos damos muito bem, na vida e na cozinha, e adoro aprender com ela os truques de culinária da família! E tem cada dica boa.

A receita abaixo tem alguns segredos da querida vó Maria, mãe da minha sogra, como por exemplo a proporção de tempero vs carne. Segundo a minha sogra, funciona em diversas receitas. O tempero pode parecer simples, mas é uma combinação certeira! A costelinha fica no ponto!

Outras receitas para o dia de festa você encontra aqui!

Vamos à receita:

Costelinha de Porco Assada
 
Rendimento: 6 a 8 porções
Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos + 3 horas marinando
 
Ingredientes
  • 2 kg de costelinha de porco (cerca de 2 costelas inteiras)
  • 2 cebolas médias
  • 5 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • Suco de 1 limão
  • 1 xícara (chá) de água
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 ramo de alecrim (opcional)
Modo de preparo:
  1. Primeiro prepare a marinada: descasque as cebolas e pique em pedaços grandes. Descasque também o alho e bata por alguns minutos no liquidificador junto com a cebola, a água, o sal e as folhas de louro, até formar uma pasta. Reserve.
  2. Lave as costelinhas com o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, lave bem em água corrente.
  3. Coloque a costela em um recipiente e faça alguns furos na carne com uma faca. Junte a marinada e espalhe bem por toda a carne. Cubra o recipiente com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 3 horas, e no máximo 12 horas. Quanto mais tempo ficar, melhor.
  4. Acenda o forno a 200ºC (fogo médio) e deixe pré-aquecer por 10 minutos. Unte uma assadeira grande com um pouco de óleo, coloque a costelinha com os ossos para baixo e se quiser, debulhe o ramo de alecrim e espalhe por cima da carne. Leve ao forno por cerca de 60 minutos, coberta com papel alumínio.
  5. Retire o papel alumínio, aumente a temperatura para 280ºC (alto) e deixe por mais 10 minutos ou até dourar a carne. Retire do forno e sirva em seguida!

Com limão espremido fica uma delicia!

Bom apetite!

Beijos

*Receita publicada na edição Dez/2017 da Revista AMAIS

Um comentário em “Costelinha de Porco Assada

Deixe uma resposta